AOJESP

Banco Central divulga novo site para consultar dinheiro a receber esquecido em bancos

A partir desta segunda-feira (14/2), será possível consultar em um site exclusivo se há dinheiro esquecido em contas bancárias. O serviço lançado no final de 2021 enfrentou problemas em janeiro, depois que o grande volume de acessos derrubou a primeira versão do site.

O novo canal dedicado ao Sistema Valores a Receber (SVR) tem o objetivo de ampliar sua capacidade de atendimento, já que a ferramenta havia sido tirada do ar no último dia 25 de janeiro.

No momento da consulta você saberá, por enquanto, se tem valor a receber. Em caso positivo, você será informado quando à data para conhecer esses valores e solicitar sua transferência, a partir do dia 07 de março 2022.

Clientes já podem consultar se têm valores a receber, mas têm data específica para retornar ao site e pedir o resgate dos recursos. quem perder datas de resgate terá nova ‘repescagem’ a partir de 28 de março.

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 11/03/2022 12/mar
Entre 1968 e 198314 a 18/319/mar
Após 198321 a 25/3 26/mar
Calendário do Banco Central – Valores a receber

Como consultar:

  • Os clientes devem preencher o formulário com o CPF, no caso das pessoas físicas, e o CNPJ, no caso das empresas, para consultar a existência de recursos para saque.
  • A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque – anote esta data
  • Após o acesso, consulte o valor e solicite a transferência

Saiba como criar sua Conta gov.br (nível prata ou ouro) ou aumentar seu nível bronze.

Em nota, o Bacen também alerta o cidadão para que não caia em golpes utilizando o SVR. “O BC não envia links e não entra em contato com os cidadãos para tratar sobre valores a receber ou para confirmar dados pessoais. Não se deve fazer qualquer tipo de pagamento para ter acesso aos valores. Ninguém está autorizado a entrar em contato com o cidadão em nome do Banco Central ou do Sistema Valores a Receber.”

João Paulo Rodrigues

Jornalista (MTE 977/AL), Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autònoma de Barcelona.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo