AfojebraAOJESPEventosJudiciárioServidores

Veja como foi a programação da tarde no primeiro dia do VII ENOJUS 2023

No período da tarde desta quinta-feira (21/09), a programação do VII Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil (ENOJUS) contou com as seguintes palestras:

Renato Siqueira de Pretto – Juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP) e professor, apresentando palestra sobre “Inconstitucionalidades do PL 6204/19 (Desjudicialização da Execução Civil).”

Richard Pae Kim – Conselheiro do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e Presidente da Comissão Permanente de Gestão Estratégica, Estatística e Orçamento do CNJ, que ministrou palestra sobre o tema “CNJ e seu papel na construção das políticas judiciárias.”

Dra. Patrícia Almeida Ramos – Juíza do TRT-5, ministrando palestra sobre o tema “Assédio Moral: identificação, prevenção e combate”. Em sua apresentação, a magistrada abordou os diversos tipos de assédio e de discriminação que ocorrem no ambiente de trabalho, além de expor as suas consequências para as vítimas. Dra. Patrícia também alertou que a violência sempre existiu, porém, quando entra nas esferas do trabalho, é um momento de extrema reflexão e preocupação.

Dr. Ricardo Pereira Jr. – Juiz do TJ-SP, que apresentou a palestra com o tema “Judiciário e modernidade”, onde o magistrado discorreu sobre as novas demandas jurídicas e sociais que desafiam o funcionamento da Justiça.

Procurador Jurídico Dr. Kheider Loyola / Oficiala de Justiça e professora Claudete Pêssoa – Palestra com o tema “Ética profissional e Assédio Institucional.” Na oportunidade, os palestrantes abordaram temas como as cobranças por metas inalcançáveis; assédio institucional; a inexistência de um limite para o cumprimento de metas, entre outros assuntos oportunos referentes à categoria.

Oficiala de Justiça e influencer Vanessa de Marchi – Palestra ministrada com o tema “Prós e contras da tecnologia e inovação para os Oficiais de Justiça”. Vanessa discorreu sobre temas referentes à citação por aplicativos de mensagens e mídias sociais, bem como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), onde abordou questões sobre a proteção dos dados dos próprios Oficiais de Justiça e sobre a responsabilidade (e como o Oficial deve proceder) em caso de vazamento de dados pessoais.

Vanessa também falou de forma clara e objetiva sobre a Inteligência Artificial no Poder Judiciário e como isso pode afetar a categoria dos Oficiais de Justiça.

Veja a galeria de fotos:

Fotos: Marcelo Barrocal e Alex Deitos

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo