JudiciárioServidoresTJSP

TJSP realiza pesquisa para atualizar informações sobre raça/cor dos servidores ativos

Visando aperfeiçoar o banco de dados com informações sobre a raça e a cor dos servidores do Poder Judiciário, o TJSP está realizando uma pesquisa para colher informações com o intuito de adaptá-las aos critérios definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.


A participação dos servidores é opcional e a pesquisa poderá ser respondida no período de 17 a 30/04/2023. O acesso pode ser feito via Portal do Servidor – Questionários, opção “Questionário de Autodeclaração de Raça/Cor”; ou através do link https://www.tjsp.jus.br/RHF/Questionarios .


Leia o comunicado na íntegra:


COMUNICADO SGP nº 25/2023
Atualização de banco de dados sobre informação de raça/cor dos servidores ativos
A Secretaria de Gestão de Pessoas COMUNICA que, tendo em vista a necessidade de atendimento à Resolução CNJ nº 203/2015, está sendo iniciado o processo de aperfeiçoamento e atualização dos bancos de dados funcionais deste Tribunal, com a inserção de informações sobre raça/cor, com o objetivo de adaptá-los aos critérios definidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.


Essa ação é uma das medidas necessárias para a devida implementação de políticas públicas judiciárias de equidade racial baseadas em evidências no âmbito do Poder Judiciário, ajudando a concretizar o Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, lançado pelo Conselho Nacional de Justiça, assinado também pelo Superior Tribunal de Justiça, pelo Tribunal Superior do Trabalho, pelo Conselho da Justiça Federal e pelo Conselho Superior da Justiça do Trabalho.
Trata-se também de ação fundamental para subsidiar a construção de políticas judiciárias afirmativas, especialmente para dar cumprimento à referida Resolução, que dispõe sobre a reserva de vagas aos negros, no âmbito do Poder Judiciário, dando-lhe efetividade.


Nesse sentido, contamos com a colaboração de todos(as) os(as) servidores(as) das unidades administrativas e cartorárias de 1º e 2º Grau, para que atualizem seus dados no sistema, apresentando sua autodeclaração, conforme abaixo discriminado:

  • no período de 17 a 30/04/2023, o acesso pode ser feito no Portal do Servidor – Questionários, opção “Questionário de Autodeclaração de Raça/Cor”;
  • o acesso também poderá ser através do link https://www.tjsp.jus.br/RHF/Questionarios;
  • ao clicar no questionário acima mencionado, será direcionado para uma tela em que efetuará a declaração de raça/cor, salvando sua escolha ao final do processo.
    A participação dos servidores neste levantamento é opcional.
    Eventuais dúvidas poderão ser dirigidas à sgp.dadoscadastrais@tjsp.jus.br.

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo