Sem categoria

Departamento de Turismo da AOJESP traz dicas sobre como viajar de forma segura durante a pandemia se for necessário

Sempre lembrando que o ideal é viajarmos após a pandemia!

Para OMS , o Ministério da Saúde e a ANVISA, viajar agora é um risco, o ideal é esperar quando uma grande parte da população estiver vacinada.

As formas de prevenção são as medidas de distanciamento e higienização, que ajudam a diminuir o contágio e a propagação do vírus, porém não são suficientes para garantir uma viagem 100% segura.

Distâncias curtas são uma tendência para a retomada do turismo, sendo a viagem de carro a forma mais segura no momento, com menor contato possível com pessoas desconhecidas.

Procure informações do destino que você pretende visitar, lembre-se que é importante respeitar todas as orientações de segurança dos locais por onde passar.

Se optar por fazer um passeio ou uma viagem na pandemia, tome todos os cuidados ao viajar, siga as recomendações da OMS e da vigilância sanitária, sendo que a orientação ainda é: não viajar durante a pandemia.

Com a pandemia, a busca por viagens locais e mais próximas de casa aumentou, como por exemplo: conhecer um novo destino na região e  de preferência destinos na natureza, lugares abertos sem aglomerações, podendo retornar no mesmo dia para casa, zelando pela segurança dos seus e sem deixar de respeitar o necessário distanciamento social.

Não há se como garantir 100% de segurança em meio a uma pandemia, mas você pode minimizar os riscos durante suas viagens.

Mesmo após a vacina devemos continuar com precauções e cuidados.

Principais cuidados para diminuir os riscos durante o percurso:

– Use máscara;

– Tomar cuidado com superfícies como poltronas, portas, maçanetas, pias, torneiras nas paradas para abastecer e nos banheiros;

– Cuidado nos pagamentos em pedágios;

– Tenha sempre álcool em gel dentro do carro durante o percurso;

– Sendo o destino próximo, leve as suas refeições.

Outras recomendações e cuidados em relação no destino:

– Distanciamento social; 

– Higiene frequente das mãos são essenciais com água e sabão ou álcool em gel;

– Evitar ao máximo o contato com pessoas;

– Não ficar em lugares fechados com aglomeração;

– Viajar com pessoas que sejam do seu convívio, de preferência ao núcleo familiar;

Abaixo dicas de lugares na cidade de São Paulo, arredores e do Interior de São Paulo:

Recomendamos que, se possível, fique em casa e siga as nossas dicas de: música, clipes, dança, ópera, teatro, museus, artes visuais, literatura, cinema, circo, humor, infantil, cultura popular, gastronomia e informações do cotidiano, através das postagens do Turismo. 

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo