AOJESP

O futuro dos Oficiais de Justiça foi destaque no II encontro estadual de Pernambuco

A diretoria da AOJESP participou do II Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça de Pernambuco, realizado na cidade de Gravatá, nos dias 25, 26 e 27 de maio. O evento teve como objetivo debater sobre o trabalho da categoria e a prestação do serviço público de qualidade. A abertura foi prestigiada pelo presidente da AOJESP Cássio Ramalho do Prado, o presidente da AFOJEBRA Mário Medeiros Neto, além de diversas autoridades, tais como os deputados federais Coronel Meira, Eduardo da Fonte, Lula da Fonte e Ricardo Silva (SP), que também palestrou no evento.

O evento foi realizado pelo Sindicato dos Oficiais de Justiça de Pernambuco (Sindojus-PE).

Outro participante ilustre foi o ministro do Superior Tribunal de Justiça Humberto Martins, que apresentou a primeira palestra da noite. Em sua fala, o ministro exaltou a fé pública dos Oficiais de Justiça. “Temos que afirmar que estes profissionais estão dotados de fé pública. Fé do público, fé da sociedade. Seus atos se revestem de autenticação da verdade. Eles estão com o estrito cumprimento das decisões. Eles têm que ter coragem. Não coragem física, mas cívica no cumprimento das decisões”, afirmou.

Presidente da AFOJEBRA Mário Medeiros Neto, ministro do STJ Humberto Martins e o presidente da AOJESP Cássio Ramalho do Prado.

O segundo dia contou com a palestra do deputado Ricardo Silva. O parlamentar falou sobre a importância da Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça, da qual ele é o autor, para o avanço dos projetos de lei de interesse da categoria. Ricardo também falou sobre a necessidade de manter as mobilizações apartidárias, para que não haja oposição aos pleitos do grupo. “A estrutura dos Oficiais não pode ser partidária, mas ela precisa ser política, no sentido de participação. (…) O Oficial está na rua, ele entra em contato com as pessoas. Ele sai do muro e das fronteiras do Tribunal de Justiça. Se o Oficial de Justiça tiver entendimento do potencial e da força que tem, ele tem tudo pra ser uma das carreiras mais fortes do Brasil”, defendeu o parlamentar.

O encontro contou ainda com palestras sobre os Oficiais de Justiça e seu papel como elo entre o Poder Judiciário e a sociedade, sobre a importância da prestação jurisdicional e o papel preponderante da certidão para guiar os magistrados nas decisões judiciais.

A mediadora extrajudicial e Servidora Pública do TRF5 Rebeca Araújo ministrou uma palestra na qual apresentou quatro técnicas diferentes para cumprimento de ordens judiciais em situação críticas de conflitos.

Já o juiz da comarca de Jaboatão dos Guararapes José Faustino fez um importante alerta sobre o futuro. “Todas as carreiras, inclusive a nossa [magistratura], estão passando por um redesenho, uma necessidade de se repensar, como agir; e com vocês não é diferente. Talvez vocês estejam chegando no pico de uma crise”, alertou. Faustino apresentou o Instituto de Desenvolvimento de Inovações Aplicadas (Ideias), que tem por objetivo desenvolver a cultura da inovação e da gestão do conhecimento no âmbito do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Segundo o magistrado, o departamento está aberto para implementação de projetos para dinamizar e melhorar a prestação jurisdicional de todos os servidores, inclusive dos Oficiais de Justiça.

A presidente do Sindojus/AOJA/RJ Claudete Pessoa palestrou sobre missão do Oficial de Justiça no judiciário digital, no painel que foi conduzido pelo diretor da AOJESP Mário Medeiros Neto, que também é presidente da AFOJEBRA. Vale lembrar que Claudete também vai palestrar no VII Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça, que será realizado nos dias 21 e 22 de setembro.

Para o presidente da AOJESP Cássio Ramalho do Prado, a categoria está cada vez mais consciente da necessidade de se reinventar. “Eventos como este e a grande adesão de participantes demonstram o quanto a categoria é qualificada e sabe que precisa se adequar às novas realidades. Tudo que foi visto aqui será replicado em São Paulo e muito disso tudo será abordado no VII Enojus. É muito importante a participação da categoria nesses eventos. Aos poucos estamos decidindo que rumo iremos enquanto categoria”, afirmou Cássio.

João Paulo Rodrigues

Jornalista (MTE 977/AL), Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autònoma de Barcelona.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo