BenefíciosDestaques

Deseja aprender a língua italiana? Confira as condições especiais da nossa escola parceira

O Spazio Italiano, escola parceira da AOJESP, é um dos estabelecimentos escolhidos com exclusividade pela Università per Stranieri di Siena, como sede para se obter o CILS – Certificado em Língua Italiana como Língua Estrangeira.

Os exames CILS avaliam a fluência da língua italiana em situações cotidianas, profissionais e acadêmicas e são requisito para estudar nas universidades italianas e para trabalhar na Itália. O Certificado é conferido pela Università per Stranieri di Siena e reconhecido pelo Ministério das Relações Exteriores da Itália. Os exames são divididos em seis níveis:

– A1 e A2: para iniciantes no processo de aprendizagem da língua italiana;

– UNO-B1: avalia as capacidades linguístico-comunicativas básicas;

– DUE-B2: avalia as capacidades linguístico-comunicativas de nível intermediário;

– TRE-C1: nível superior de competência linguístico-comunicativa;

– QUATTRO-C2: é o nível avançado da competência linguístico-comunicativa.

Em cada nível são avaliadas as seguintes habilidades: compreensão oral e escrita, produção oral e escrita e a competência linguística. A certificação de cada nível declara o grau de capacidade comunicativa adequado para determinados contextos sociais, profissionais e de estudos. A certificação CILS é utilizada para a inserção no ambiente de trabalho, para inscrever-se em universidades italianas e em outros âmbitos nos quais seja exigido um determinado nível de competência no idioma italiano, atestado formalmente. É recohecida em todos os setores comerciais, industriais e financeiros. Uma empresa, por exemplo, tem a garantia de que um funcionário estrangeiro em posse da Certificação de um determinado nível, saberá desempenhar as funções que seu cargo exige, com autonomia e eficácia comunicativa. No âmbito universitário, a Certificação é exigida para que o estudante tenha condições de acompanhar eficazmente o curso que decidiu frequentar.

Os exames são realizados duas vezes ao ano, sendo uma sessão em junho e outra em dezembro.

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo