Representante da AOJESP entrega propostas para implantação de Centro Dia do Idoso em Ourinhos

O diretor da AOJESP, Enizal Vieira, representando também os Conselhos Municipal e Estadual dos Idosos, junto com Carlos Pascoal, participou de uma reunião com os deputados Mauro Bragato (estadual), Arnaldo Jardim (federal) e o superintendente do SEBRAE, Marco Vinholi.
Durante o encontro, foram entregues ofícios de apoio e solicitações para a criação de um projeto indicativo que viabilize a implantação de um Centro Dia do Idoso (CDI) no município de Ourinhos.
O CDI, que deverá ser vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, tem como objetivo atender pessoas acima de 60 anos em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa beneficiaria famílias que, devido a compromissos profissionais, não têm condições de oferecer cuidados diários aos idosos ou arcar com os custos de um cuidador.
Com o modelo proposto, os idosos permaneceriam no CDI durante o dia, recebendo assistência e participando de atividades de convivência. Ao final da tarde, retornariam para suas residências, preservando seus vínculos sociais e familiares. O projeto promete contribuir significativamente para a qualidade de vida da população idosa e representa uma conquista importante para o município, alinhando-se às propostas discutidas nas Conferências de Defesa dos Idosos e de Assistência Social realizadas nos bairros da cidade.
Além da pauta do CDI, também foi protocolada, junto ao secretário assessor do deputado Mauro Bragato, Adriano Roberto Lopes, uma solicitação para o retorno de servidores públicos ao plano de saúde do Iamspe. Muitos destes, em especial idosos, encontram-se atualmente sem cobertura médica e desejam ser reintegrados ao sistema.
Enizal Vieira, secretário de ética e ouvidoria da AOJESP, destacou a importância do diálogo com o poder público para garantir políticas efetivas de proteção e cuidado à pessoa idosa. “Estamos unindo esforços para oferecer aos nossos idosos um espaço digno e seguro durante o dia, além de buscar soluções para questões urgentes de saúde. Por isso, precisamos do apoio do prefeito de Ourinhos Guilherme Gonçalves, para atender as demandas as conferências de assistência social e defesa dos idosos”, afirmou Vieira.