Sem categoria

AOJESP promove City Tours culturais no centro de São Paulo

CITY TOUR NA REGIÃO DA LUZ

Visando desvendar os segredos e mistérios que estão escondidos na região da Luz, a AOJESP traz para você um city tour a pé pela região da luz, que vinculará os aspectos históricos e arquitetônicos em agradável passeio pelos principais pontos turísticos da região.

Será realizado dia 25 de Maio de 2018 e trará aos seus participantes a oportunidade de conhecer melhor a cidade de São Paulo, sua história e os elementos que fizeram desta uma das mais importantes cidades do mundo.

As reservas poderão ser feitas até o dia 21 de Maio no Departamento Cultural e de Turismo, pelos telefones (11) 3585-7804 e (11) 3585-7805.

O custo do passeio é de apenas R$ 15,00 com as visitas e monitorias na Pinacoteca e Museu de Arte Sacra já inclusas.

Despesas pessoais não estão inclusas. 

O evento terá início às 09h30 com encontro na frente do portão principal do jardim da luz ao lado da pinacoteca, e término previsto para as 16h30 no Museu de Arte Sacra.

Pontos incluídos no city tour

  • Jardim da Luz
  • Estação da Luz (visita parcial – está em restauro)
  • Pinacoteca *
  • Museu de Arte Sacra *
  • Mosteiro da Luz

     * Com monitoria(visita)

Sobre os demais pontos citados, serão dadas informações das edificações, contando assim a história da própria cidade.

Luz é um dos bairros do distrito do Bom Retiro, localizado na Zona Central da cidade de São Paulo.

O que alguns séculos atrás era apenas um pântano transformou-se em um dos bairros mais importantes da região central da capital paulista. Conhecido como Campo de Guaré, recebeu este nome devido às inundações que sofria com as cheias dos rios Tietê e Tamanduateí.

Neste bairro estão situados o Jardim da Luz, a Estação da Luz, a estação de Metrô Luz, a Estação Júlio Prestes (Sala São Paulo), o Museu da Língua Portuguesa (em restauro), o Mosteiro da Luz, o anexo Museu de Arte Sacra de São Paulo, Pinacoteca de São Paulo, Estação Pinacoteca (antigo Dops), Igreja de São Cristovão, Rua São Caetano, famosa por abrigar roupas para casamentos, é chamada de “rua das noivas”.

O Jardim da Luz é um espaço público, caracterizado como jardim público ou como um pequeno parque com aproximadamente vinte mil metros quadrados, em 1798, o Parque da Luz foi inaugurado como Jardim Botânico. Depois de reformado, foi inaugurado em 1825 como o primeiro jardim público da cidade.

A Estação da Luz foi construída no fim do século XIX com o objetivo de ser a sede da recém-criada Companhia São Paulo Railway. Nas primeiras décadas do século XX, foi a principal porta de entrada da cidade, mas sua maior importância era econômica: por ali passava o café em direção a Santos e chegavam os produtos importados que abasteciam a cidade.

Pinacoteca do Estado de São Paulo uma das joias de São Paulo é simplesmente o museu de arte mais antigo da cidade, possuindo mais de 100 anos de existência. Possui um acervo superior a 8 mil obras.

Museu de Arte Sacra de São Paulo foi idealizado em 1969 a partir de uma parceria entre Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo. Suas obras foram recolhidas desde 1907 começou a recolher imagens sacras de igrejas e pequenas capelas de fazendas que sistematicamente eram demolidas após a proclamação da República. Na década de 1970, foi possível ampliar significativamente esse acervo.

Mosteiro da Luz fundado em 02 de fevereiro de 1774, por Frei Galvão, o Mosteiro da Luz é mantido e administrado pelas Monjas Concepcionistas Franciscanas da Ordem da Imaculada Conceição, uma de suas principais tarefas é a confecção das pílulas de Frei Galvão. Um dos mais antigos e bem conservados edifícios coloniais da cidade de São Paulo.

No complexo do Mosteiro da Luz encontra-se:

Convento das Irmãs Concepcionistas (Claustro), Tumulo de Frei Galvão, Distribuição de Pílulas de Frei Galvão aos fiéis na Tradicional Roda, Loja de artigos religiosos, Barraca das Irmãs (Pães, Doces e Salgados confeccionados pelas irmãs do Mosteiro da Luz), Convento das Irmãs Concepcionistas (claustro).

Obs: O city tour será confirmado com o mínimo 10 pessoas

CITY TOUR “CONHEÇA SÃO PAULO”

A AOJESP promove também um passeio cultural no centro de São Paulo com roteiro que inclui a Catedral da Sé, o Teatro Municipal e dezenas de locais importantes do Centro.

Visando desvendar os segredos e mistérios que estão escondidos no centro histórico da capital paulista, a AOJESP traz para você um excitante city tour a pé pelo centro paulistano, que vinculará os aspectos históricos e arquitetônicos em agradável passeio pelos principais pontos turísticos da localidade.

Incluindo ícones paulistanos como a Catedral Metropolitana da Sé, o Pateo do Collegio e o Teatro Municipal, este passeio contará com guia acompanhante e duas visitas monitoradas.

Será realizado dia 14 de Junho – Quinta-feira, e trará aos seus participantes a oportunidade de conhecer melhor a cidade de São Paulo, sua história e os elementos que fizeram desta uma das mais importantes cidades do mundo.

As reservas poderão ser feitas até 11 de Junho no Departamento Cultural e de Turismo, pelos telefones (11) 3585-7804 e (11) 3585-7805. O custo do passeio é de apenas R$ 15,00 com as visitas e monitorias já inclusas. Despesas pessoais não estão inclusas. 

O evento terá início às 09h30 com encontro nas escadarias frontais do Teatro Municipal e término previsto para as 14h00 na Igreja da Sé.

Pontos incluídos no city tour:

Teatro Municipal*; Fonte dos Desejos; Prédio do Mappin; Prédio da Light; Viaduto do Chá; Prefeitura Municipal; Igreja de Santo Antônio; Galeria Prestes Maia; Praça Patriarca; Edifício Moreira Sampaio; Edifício Martineli; Rua Líbero Badaró; Viaduto Santa Ifigênia; Mosteiro de São Bento; Igreja São Bento; Café Girondino; Prédio do Banespa; Centro Cultural do BB; Banco de São Paulo; Bolsa de Valores de São Paulo; Rua Boa Vista; Viaduto Boa Vista; Museu Anchieta; Pateo do Collegio; Casa Número Um; Beco do Pinto; Solar da Marquesa de Santos; Edifício da Caixa Econômica Federal; Marco Zero de São Paulo; Cripta da Catedral da Sé*; Catedral da Sé*;

* Com monitoria

Sobre os demais pontos citados, serão dadas informações das edificações, contando assim a história da própria cidade.

Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo

Departamento Cultural e de Turismo

Fones: (11) 3858-7804 ou (11) 3585-7805 Fax: (11) 3585-7804

Site: www.aojesp.org.br –  E-mail: turismo@aojesp.org.br

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo