Diretoria da AOJESP marca presença em mobilização nacional dos Oficiais de Justiça em Brasília

Nos dias 25 e 26 de março, a diretoria da AOJESP esteve em Brasília para participar da sessão solene do Dia Nacional dos Oficiais de Justiça e reforçar a mobilização pela aprovação do PL 4015/23. A entidade esteve representada por Rosimeire Bianchi (2ª vice-presidente), Emerson Franco (diretor financeiro), Abel Paes de Almeida (1º diretor financeiro), Sandra Corvino (coordenadora geral do conselho de representantes), Maria de Lourdes Santa Rosa Cavaresi (secretária de comunicação), Eduardo Fázio e Roberto Tavares (Conselho Fiscal), além do presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto, que é secretário geral da AOJESP.
A convite do presidente da Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça, deputado federal Coronel Meira (PL/PE), que quis a Entidade representada na mesa principal, Rosimeire Bianchi compôs o cerimonial.
A solenidade aconteceu no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados e reuniu representantes da categoria de todo o país. O evento teve como objetivo celebrar a data comemorativa dos Oficiais de Justiça, estabelecida em 25 de março, e reforçar a luta pela valorização da profissão.
A mobilização foi promovida pela Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça (FPMOJ) e pelas entidades nacionais AFOJEBRA, FENASSOJAF e FESOJUS. O objetivo é garantir avanços nas pautas de interesse da categoria, incluindo o reconhecimento do risco inerente à função por meio do PL 4015/23.
O presidente da FPMOJ, deputado federal Coronel Meira, defendeu além da aprovação do risco, o porte de armas para os Oficiais de Justiça. E destacou a importância da categoria para a sociedade. “Hoje, mais do que falar de dificuldades, eu quero exaltar a força dessa categoria. Vocês não cruzam os braços. Muito pelo contrário. Seguem firmes, determinados, fazendo a engrenagem da Justiça girar”, ressaltou.



Em sua fala, o presidente da AFOJEBRA, citou o caso de violência sofrido pela Oficial de Justiça Maria Sueli Sobrinho, agredida por um policial militar durante o cumprimento de uma ordem judicial, e ressaltou que os riscos são constantes e inerentes a todos os Oficiais. “A agressão da Maria Sueli ela é diária. Todo dia a gente houve falar casos como este. Quantos Oficiais já foram assassinados no exercício da função? Quantos Oficiais já foram agredidos? Quantas mulheres já foram assediadas? Apenas a Sueli teve a coragem de mostrar isso. Ela foi muito corajosa e deu visibilidade no momento que o 4015 está sendo pautado. Por isso, nós agradecemos muito, Sueli, por sua coragem”, afirmou Mário.
Durante o evento, o deputado Jonas Donizette (PSB/SP), vice-presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Oficial de Justiça, destacou a importância da mobilização e assegurou que a proposta será analisada com prioridade. “Contem conosco, eu sou mais um soldado nesta luta de vocês”, afirmou o parlamentar.
A sessão contou com a presença de diversos deputados federais que defenderam os interesses dos Oficiais de Justiça, entre eles: Coronel Meira (PL/PE), José Guimarães (PT/CE), Romero Rodrigues (Podemos/PB), Mauro Benevides Filho (PDT/CE), Márcio Marinho (Republicanos/BA), Erika Kokay (PT/DF), André Figueiredo (PDT/CE), Soraya Santos (PL/RJ), General Pazuello (PL/RJ), Capitão Alden (PL/BA), Alencar Santana (PT/SP), Danilo Forte (UNIÃO/CE), Coronel Fernanda (PL/MT) e Jonas Donizette (PSB/SP).

As diretoras da AOJESP, Maria de Lourdes e Rosimeire Bianchi destacaram a importância da presença da entidade na mobilização. “Foi muito gratificante estar aqui com diversos colegas, de diversas partes do país, demonstrando a força e a união da categoria”, ressaltou Lourdes. “O maior tribunal do país, não podia ficar de fora. Então é muito importante que a AOJESP esteja aqui, com representantes do estado inteiro, lutando pela aprovação do 4015 e dos outros projetos necessários pra nossa categoria”, completou Rosimeire.
Ao final do encontro, os Oficiais de Justiça demonstraram sua força e unidade entoando palavras de ordem em um ato simbólico, reforçando a urgência da aprovação do PL 4015/23.
Assista a íntegra da sessão solene do Dia Nacional dos Oficiais de Justiça: