AOJESP realiza Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça de São Paulo: Um Novo Olhar
A AOJESP realizou no último sábado (25/05) o Encontro Estadual dos Oficiais de Justiça de São Paulo: “Um novo olhar”, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). O evento contou com a participação de servidores de mais de 40 comarcas de todas as partes do estado – que lotaram o plenário Paulo Kobayashi – e registrou a presença do ex-Governador do Estado, Márcio França; do ex-Presidente do TJSP, Des. Ivan Garisio Sartori; do Deputado Estadual Caio França; dos palestrantes Deputado Federal Prof. Luiz Flavio Gomes e Gustavo Macêdo, Diretor Jurídico do SINDOJUS-AL. Fizeram parte da composição da mesa o Coordenador Geral do Movimento Acorda Sociedade, Nery Junior e também os dirigentes de entidades do Poder Judiciário Federal: Marcos Trombeta (ASSOJAF/SP), Guilherme Topan (ASSOJAF-15) e João Paulo Zambom (SINDIQUINZE). Participaram também do encontro a Coordenadora Estadual do Movimento Acorda Sociedade – MAS, Dirce Namie Kosugi e o suplente de Deputado Federal e Oficial de Justiça lotado em Ribeirão Preto, Ricardo Silva.
A mesa de trabalhos foi composta pelos seguintes participantes (da esquerda p/ a direita): Coordenador Geral do Movimento Acorda Sociedade, Nery Junior; Guilherme Topan (ASSOJAF-15); Marcos Trombeta (ASSOJAF/SP); ex-Governador do Estado Márcio França; Mário Medeiros Neto (Presidente da AOJESP); ex-Presidente do TJSP, Des. Ivan Garisio Sartori; Deputado Estadual Caio França; Deputado Federal Prof. Luiz Flavio Gomes e João Paulo Zambom (SINDIQUINZE).
Após a composição da mesa, o evento iniciou-se com o Hino Nacional e logo em seguida os componentes da mesa fizeram breve saudação aos presentes, encerrando o momento com cumprimentos aos participantes por parte do Presidente da AOJESP, Mário Medeiros Neto. Na sequência, abriram-se as homenagens: Os primeiros homenageados foram os atores que fizeram com que toda essa história pudesse passar do sonho para a realidade: os Oficiais de Justiça do TJSP. Em seguida foram homenageados os Oficiais de Justiça que tanto buscaram durante anos a conquista do requisito de Nível Superior para ingresso ao cargo mas que, por capricho do destino, faleceram antes de usufruirem desse benefício. Esses servidores foram homenageados no plenário pela representação da memória da Oficiala de Justiça Sônia Olinda Tavares Floriano, que acompanhava os colegas com determinação e infelizmente faleceu durante o trâmite do processo no legislativo.
Oficiais de Justiça durante a execução do Hino Nacional no plenário Paulo Kobayashi. À direita, a Vice-Presidente da AOJESP, Magali Marinho Pereira, conduziu o cerimonial do evento
A Oficial de Justiça Simone Fontes Simonetti, de Botucatu, recebe flores de Sandra Cristina de Freitas Corvino (Diretora da AOJESP), em homenagem à Sônia Olinda Tavares Floriano, que faleceu durante a tramitação do PLC 56
O Desembargador Ivan Sartori enalteceu a determinação dos Oficiais de Justiça pela conquista do Nível Universitário
Em ato contínuo, o Presidente da AOJESP traçou um histórico da conquista do Nível Universitário desde as primeiras tramitações, passando por projetos aprovados nas casas legislativas estadual e federal, mas vetados por conta de vício de iniciativa, até o trabalho fundamentado que foi apresentado ao Dr. Ivan Sartori, então Presidente do TJ-SP no ano de 2012. Mário também lembrou que esse foi o trabalho que deu início à realização do sonho pela conquista do Nível Universitário. Dr. Ivan Sartori deu seu depoimento relembrando o momento e enaltecendo a determinação dos Oficiais de Justiça que demonstraram união acima de tudo.
“Em seguida, no ano de 2014, o presidente do PSB, Márcio França, se consolida candidato a vice-governador e o grupo intensifica as reuniões e estratégias”, lembrou o presidente da AOJESP, que ainda salientou a importância da presença dos Oficiais de Justiça em todas as terças-feiras na ALESP até a aprovação do PLC 56, “um diferencial que demonstrou a força da categoria”. Tal momento foi lembrado inclusive pelo Deputado Estadual Caio França, que declarou: “A aprovação foi unânime e parecia simples, mas até chegar nesse dia houve muito trabalho duro, quem acompanhou de perto viu toda a luta. Ficou muito marcado para mim”, disse o parlamentar. Já o ex-Governador Márcio França foi enfático ao deixar uma mensagem aos Oficiais de Justiça: “quero ressaltar a organização e a competência que vocês tiveram na condução dos trabalhos até a aprovação do projeto. O sucesso vem sempre depois do trabalho”, disse Márcio.
O Presidente da AOJESP, Mário Medeiros Neto, traçou um histórico da conquista do Nível Universitário
O Deputado Estadual Caio França demonstra aos participantes o quanto foi especial ter feito parte da conquista dos Oficials de Justiça de São Paulo
O ex-Governador Márcio França ressaltou a organização e a competência que os Oficiais de Justiça tiveram durantea condução dos trabalhos até a aprovação do projeto
Mário Medeiros Neto homenageou o ex-Presidente do TJSP, Des. Ivan Ricardo Garisio Sartori, com a inédita condecoração de “associado honorário da AOJESP” e declarou ser impossível encontrar palavras para agradecer e expressar a importância da participação de Sartori nessa conquista da categoria. O magistrado disse estar imensamente sensibilizado com as homenagens e que a conquista foi “mais do que justa” para a categoria.
O ex-Presidente do TJSP, Des. Ivan Ricardo Garisio Sartori, classificou a conquista da categoria como “mais do que justa”.
O Diretor Financeiro Geral da AOJESP, Cássio Ramalho do Prado, teceu elogios aos seus colegas de diretoria e homenageou o professor e Deputado Federal Luiz Flavio Gomes, que foi aluno de seu pai. “O professor Luiz Flavio foi um aluno exemplar que não está nessa posição atual por acaso, foi um investimento de vida e de tempo que também pedimos aos Oficiais de Justiça, pois precisamos nos aprimorar para levar um serviço de qualidade ao jurisdicionado”, ressaltou Cássio, que completou: “Queremos nos qualificar para levar um serviço de excelência à população brasileira”, disse.
O Diretor Financeiro geral da AOJESP Cássio Ramalho do Prado homenageou o Deputado Federal Luiz Flavio Gomes, que foi aluno de seu pai.
Palestras – Em seguida, os participantes puderam apreciar duas palestras sobre assuntos extremamente relevantes para a categoria: A Reforma da Previdência e o Sistema SAJ.
Sobre a Reforma da Previdência, o palestrante Deputado Federal Luiz Flavio Gomes ressaltou que existem enormes riscos acompanhados de uma visão de mundo extremamente cruel e radical que nos coloca como objeto e não como seres humanos. “Dizer que o servidor público não vale nada é um exagero tremendo”, disse o professor, que completou: “Não está certo somente os servidores e trabalhadores arcarem com esse ônus”.
Trecho da palestra ministrada pelo professor e Deputado Federal Luiz Flávio Gomes:
O professor e Deputado Federal Luiz Flávio Gomes durante sua palestra
Já o palestrante Gustavo Macêdo, diretor jurídico do SINDOJUS-AL, apresentou em sua palestra as experiências que os Oficiais do estado de Alagoas estão tendo com o SAJ, principalmente sobre o sistema que possui uma inteligência artificial que já está em uso entre os Oficiais de Justiça de Alagoas e facilita o trabalho da categoria no cumprimento dos mandados, diminuindo de 18 minutos para 1 minuto o tempo médio para certificação do mandado, o que acarreta um ganho de produtividade enorme.
Trecho da palestra ministrada por Gustavo Macêdo:
Gustavo Macêdo (SINDOJUS-AL) durante sua apresentação
Veja mais sobre o evento:
A Oficiala Dalzisa Santaterra Barros, de Andradina, entrega homenagem ao Desembargador Ivan Sartori
O Oficial Mateus Santana, da Capital, homenageia o Desembargador Ivan Sartori
A Oficiala Clorinda Rizza, de Itapeva, entrega homenagem ao Desembargador Ivan Sartori
A Oficiala Natalia Cesco, de Sorocaba, entregou homenagem ao ex-Governador Márcio França
A Oficiala Beatriz Vasques, de Piraricaba, cumprimenta o ex-Governador Márcio França após a entrega da homenagem
A Oficiala Cacilda Pereira, de Campinas, entrega presente ao ex-Governador Márcio França
Desembargador Ivan Sartori cumprimenta o ex-Governador Márcio França durante as homenagens
O Oficial aposentado Benvindo Marques entrega presentes ao Deputado Estadual Caio França
A Oficiala Márcia Prado, de Araçatuba, homenageia o Deputado Estadual Caio França
O Oficial Julio Palhão, de Jales, entrega homenagem ao Deputado Estadual Caio França
A Oficiala Margarida Aparecida Pasquali, de Peruíbe, entrega presente ao Deputado Federal Luiz Flávio Gomes
O Oficial de Justiça Hermann Luiz Correia da Silveira, da Capital, entrega homenagem ao Deputado Federal Luiz Flávio Gomes
Ex-Governador Márcio França, Diretor Financeiro Geral da AOJESP Cássio Ramalho do Prado, Deputado Federal Luiz Flávio Gomes, Oficiala Margarida Aparecida Pasquali e o Oficial Hermann Luiz Correia da Silveira
O palestrante e Diretor do SINDOJUS-AL Gustavo Macêdo recebe homenagem do Oficial Paulo Rogério Sales, da Capital paulista
Oficiais de Justiça de mais de quarenta comarcas lotaram o plenário Paulo Kobayashi, na ALESP
Oficiais de Justiça celebram juntos durante o Encontro Estadual da categoria
Oficiais de Justiça de Campinas com o Diretor Financeiro Geral da AOJESP, Cássio Ramalho do Prado
O diretor da AOJESP, Vagner Sebastião Sperone, sorteou brindes aos participantes junto com o representante da Faculdade Unileya, parceira da AOJESP