Veja as atrações da última tarde do VII ENOJUS
No período da tarde do segundo dia do VII ENOJUS (22/09), os participantes do evento puderam acompanhar novos ciclos de palestras que certamente proporcionaram um dos principais intuitos do evento: promover a troca de experiências entre os Oficiais de Justiça das diversas regiões do Brasil.
A primeira palestra foi ministrada pelo Oficial de Justiça Luís Cláudio de Jesus Silva, do estado de Roraima, que teve como tema o projeto “Mandamus”, um sistema de automação de processos e distribuição eletrônica de mandados desenvolvido pelo Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) em parceria com a UnB (Universidade de Brasília). Em sua apresentação, o Oficial de Justiça explicou como a tecnologia foi aplicada em forma de projeto piloto no TJRR e informatizou todo o ciclo de expedição e cumprimento dos mandados com emprego de IA (Inteligência Artificial) para a automação do fluxo desses documentos, além da distribuição e controle.
Em seguida foi a vez do deputado federal Coronel Meira e do vice-presidente legislativo da AFOJEBRA, Joselito Bandeira Vicente, que desenvolveram um debate acerca da participação e articulação política dos Oficiais de Justiça junto à Frente Parlamentar Mista, que foi lançada em março, na Câmara Federal. Na oportunidade, ambos destacaram a importância da união dos Oficiais de Justiça em busca de valorização profissional e, principalmente, visar a construção de um Poder Judiciário mais eficiente para a sociedade brasileira.
Dando continuidade ao evento, o Superintendente Regional do Trabalho e Emprego de Alagoas, Oficial de Justiça Cícero Filho, ministrou a palestra “Novo cenário Sindical: Mudanças e novos desafios”. Na oportunidade, Cícero destacou principalmente a questão da saúde mental no ambiente de trabalho: “Saúde mental é coisa séria e precisa ser amplamente debatida por nós. Garantir um ambiente de trabalho saudável é uma tarefa de todos nós”, salientou Cícero, que apresentou números alarmantes sobre o alto índice de suicídio cometido por pessoas que, em sua grande maioria, são economicamente ativas: “cerca de 14 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no Brasil, e o ambiente de trabalho tem um impacto significativo na questão do suicídio”, ressaltou o superintendente.
Para finalizar os trabalhos do VII ENOJUS, houve um debate entre os dirigentes das entidades federais AFOJEBRA (representada pelo presidente Mário Neto); FESOJUS (representada pelo presidente João Batista Fernandes De Sousa); FENASSOJAF (representada pela presidenta Mariana Liria) e UIHJ (representada pelo diretor Malone Cunha), que discorreram sobre o tema: “Unidade e trabalho em benefício da categoria”.
Alguns momentos antes do encerramento do evento, o presidente da AOJESP, Cássio Ramalho do Prado, saudou novamente os participantes e agradeceu a todos que prestigiaram o VII ENOJUS: “Esse evento representa a importante marca da nossa jornada de aprimoramento profissional e intercâmbio de conhecimento”, ressaltou Cássio, que também foi o responsável por anunciar a cidade sede do próximo Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça do Brasil: A querida cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco.
Para finalizar o grandioso evento nacional da categoria dos Oficiais de Justiça, todos foram convidados a participar da festa de encerramento, onde os participantes puderam confraternizar e desfrutar de boa música, ratificando uma união que foi selada durante os dois dias de encontro.
Veja abaixo a galeria de fotos:
Fotos: Marcelo Barrocal e Alex Deitos