TJSP implanta sistema da Controladoria Digital dos Mandados – CDM em todo o Estado

O Tribunal de Justiça e a Corregedoria Geral da Justiça anunciaram através do comunicado conjunto Nº 797/2025 a implantação da Controladoria Digital dos Mandados (CDM), que visa padronizar a elaboração dos mapas de diligências dos Oficiais de Justiça. O novo sistema será aplicado para mandados cumpridos a partir de 01.10.2025.
A CDM é uma ferramenta digital centralizada para a confecção dos mapas, integrando-se diretamente a sistemas como o SMG, SGF e eproc. Os mandados do eproc cumpridos pelos Oficiais de Justiça serão relacionados na CDM de forma automática. Já os mandados decorrentes de processos do SAJPG5, devido a ausência de integração, deverão ser inseridos manualmente na Controladoria Digital.
O comunicado ressalta, ainda, a obrigatoriedade de observar os prazos estabelecidos nas Normas de Serviço da Corregedoria Geral da Justiça (NSCGJ) para o envio dos mapas via CDM.
Oficiais de Justiça e responsáveis pelas Centrais de Mandados já foram previamente cadastrados. Para novos acessos, cadastros de substitutos, dúvidas ou erros, os servidores devem utilizar o Portal de Chamados em “Sistema – Controladoria Digital dos Mandados”.
Ressaltamos que a AOJESP solicitou a sua participação no desenvolvimento da Controladoria, no entanto, foi pega de surpresa com a publicação realizada, sem ao menos ser avisada de que o projeto estaria finalizado. Como sempre, a AOJESP vai acompanhar o funcionamento e cobrar correção de eventuais falhas ou dificuldades.
O material de capacitação com os procedimentos de utilização da CDM está disponível no documento em PDF abaixo ou no link: https://www.tjsp.jus.br/moodle/livre/course/view.php?id=1110
Veja o comunicado abaixo, na íntegra:



