Sem categoria

Santa Fé do Sul e Jales recebem diretoria da AOJESP

As comarcas de Santa Fé do Sul e Jales receberam a visita da AOJESP, nesta quarta-feira (24/10), e puderam debater questões relacionadas a função dos Oficiais de Justiça.

Santa Fé do Sul

Pela manhã, o presidente da AOJESP, Mário Medeiros Neto, destacou as recentes conquistas da categoria junto ao Tribunal de Justiça, incluindo o Nível Superior, a indexação do ressarcimento das diligências em UFESPs, e destacou a importância de fortalecer a união da categoria. “No passado tivemos a conquista da gratificação dos 150% que foi sendo diluída com o tempo. Agora, temos que seguir combatentes e atentos às mudanças promovidas pelo Tribunal. Para isso, precisamos manter trabalho administrativo junto ao TJ e força política que nos dê amparo. Como disse Márcio França no encontro com os Oficiais na AOEJSP: Orai e vigiai”, destacou.

/aojesp/admin/noticias/771/IMG_6638.JPG

/aojesp/admin/noticias/771/IMG_6627.JPG

Mário falou sobre o fortalecimento da Federação Sindical dos Oficiais de Justiça do Brasil (Fojebra) e os avanços da categoria na esfera nacional. “Nós fomos recebidos pelos presidentes do Senado e da Câmara, representantes dos ministérios da Justiça, Casa Civil, Polícia Federal; agenda que nenhuma outra categoria conseguiu e em apenas 3 dias”, afirmou o presidente da AOJESP.

Os Oficiais de Justiça reclamaram da queda do número de atos e do excesso de Justiça Gratuita. Sobre o assunto, o diretor Financeiro da AOJESP, Cassio Ramalho do Prado, defendeu que a categoria busque atribuições mais relevantes para a sociedade. “Os atos de comunicação tendem a acabar, mas nós somos uma categoria capacitada. Podemos contribuir com o Jurisdicionado na Conciliação, na Penhora on line etc”, acrescentou. Mário complementou defendendo que o Tribunal de Justiça invista em capacitação dos Oficiais de Justiça, inclusive com a criação de uma pós-graduação exclusiva para a categoria.

Os Oficiais de Justiça externaram sua preocupação com relação aos casos de violência no cumprimento de mandados vindos da Lei Maria da Penha. “Uma colega aqui já foi agredida e agora só cumprimos esse tipo de mandado com acompanhamento policial”. Sobre isso, Cássio pediu que os Oficiais de Justiça evitem entrar na casa das pessoas e cumprir esse tipo de ordem judicial durante período noturno.

Jales

Já à tarde, os Oficiais de Justiça da comarca de Jales discutiram diversos pontos relacionados ao cumprimento dos mandados. Eles queriam saber se nas comarcas por onde a comitiva da AOJESP tem passado os Oficiais de Justiça cumprem corretamente as normas de trabalho da Corregedoria. Cassio explicou que sim, mas destacou a importância de relacionar no sistema SAJ todos os mandados conhecidos como “ato zero”, de modo que possibilite ao Tribunal de Justiça fazer estatística precisa desses casos e documentar eventuais requerimentos da AOJESP, subsidiando os pedidos.

/aojesp/admin/noticias/771/IMG_6688.JPG

/aojesp/admin/noticias/771/IMG_6656.JPG

Oficiais de Justiça reclamaram por ter que pagar pelo cartão de assinatura digital, em caso de perda, danos ou invalidez. “Além de ter que pagar, o valor é alto!”, destacou Júlio Palhão.

O presidente da AOJESP explicou os bastidores para se alcançar o nível superior e destacou o importante trabalho de mobilização da categoria.

/aojesp/admin/noticias/771/IMG_6678.JPG

Mário falou também sobre a importância de pensar politicamente nos interesses da categoria. “A AOJESP é uma entidade apartidária. Nosso partido é a categoria. Mas precisamos ter uma consciência política para alcançarmos maiores objetivos”, destacou.

Julio Palhão parabenizou a diretoria Novos Rumos pelo trabalho que vem fazendo à frente da Entidade e convidou os Oficiais de Justiça não associados a fazerem parte da AOJESP.

João Paulo Rodrigues

Jornalista (MTE 977/AL), Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autònoma de Barcelona.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo