TJSP e AOJESP preparam cursos de capacitação para Oficiais de Justiça
A diretoria da AOJESP esteve reunida com os representantes da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal de Justiça de São Paulo, Hudson Carvalho de Camargo e Gabriele Siqueira Hubinger. O encontro aconteceu nesta terça-feira (29/9) por meio do sistema Teams e contou com a participação da presidente da AOJESP, Magali Marinho Pereira, além dos diretores Vagner Sperone e Izidoro Wilson Mascagni.
Em sentido horário Hudson Carvalho de Camargo, Magali Marinho Pereira, Vagner Sperone e Izidoro Wilson Mascagni.
A reunião atende a um pedido da AOJESP que reivindica a oferta de cursos de capacitação para os Oficiais de Justiça que desejem se aprimorar. “Obviamente, são cursos para quem se interessar, porque sabemos que a maioria dos colegas já é muito preparada”, esclareceu Magali.
O diretor da SGP Hudson Carvalho de Camargo disse que o Tribunal pretende implementar os cursos e pediu apoio à AOJESP para a elaboração do conteúdo programático. Os diretores Vagner Sperone e Izidoro Wilson Mascagni, que possuem extenso currículo e experiência em educação, se colocaram a disposição para fornecer o material didático e preparar as aulas em conjunto com o TJSP.
Entre as propostas de curso debatidas, os prioritários são: avaliação de bens e perícias; gerenciamento de situações de risco; gerenciamento de situações de crise; técnicas de abordagem; técnicas de redação; e os impactos da atuação na esfera criminal (impactos sociais e também sobre os profissionais expostos a situações de violência).
Guto explicou que o tempo de cada curso deve ser definido a partir do tempo de duração dos vídeos, do número de páginas do material escrito, se haverá tutoria etc.
“Esses cursos devem melhorar a autoestima da categoria, porque é uma profissão que gosta de aprender e se esforça para atender bem ao jurisdicionado”, afirmou a presidente da AOJESP, Magali Marinho Pereira. O diretor da SGP também destacou a relevância que esses cursos trarão. “É um trabalho em conjunto e eu fico muito feliz que a AOJESP nos enviou o ofício. Tenho certeza que será ótimo para o Jurisdicionado”, concluiu.
Os cursos devem estar disponíveis no Ejus ainda este ano.