Sem categoria

Piracicaba diz NÃO à Reforma da Previdência

A AOJESP atendeu à convocação da Câmara Municipal de Piracicaba e participou do lançamento da campanha “Reforma da Previdência – NÃO!”, realizado na última sexta-feira (17/3). O evento contou ainda com representantes de várias entidades sindicais e lideranças locais, unindo todas as forças da sociedade piracicabana, que apresentaram críticas e rechaçaram como um todo a proposta apresentada pelo governo Michel Temer. 

 

/aojesp/admin/noticias/367/0IMG_2771.JPG

/aojesp/admin/noticias/367/0IMG_2749.JPG

O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, Matheus Erler (PTB), classificou de histórica a mobilização que vem sendo feita contra a PEC 287, por reunir tantos setores e lideranças. “Piracicaba marca a história por demonstrar que é uma cidade que luta a favor dos trabalhadores, não somente os da geração atual como também os da que virá a ter direito à aposentadoria. Não me lembro, nos últimos anos, de um movimento como este, em que estamos reunindo tantas autoridades para poder discutir a Previdência Social”, afirmou Erler.

O parlamentar defendeu que independente de fidelidade partidária, os deputados e senadores têm que votar de acordo com os interesses do povo. “Quando vierem impor fidelidade partidária para votar contra o povo, eu serei contra a fidelidade partidária”, afirmou Erler.

O presidente da AOJESP, Mário Medeiros Neto, questionou os argumentos usados pelo governo para defender a reforma da Previdência Social. “De onde eles tiram essa média de idade, dizendo que todo mundo vai chegar saudável aos 80 anos para usufruir da aposentadoria? Uma pesquisa realizada por professor da UNICAMP  na cidade de São Paulo mostrou que na região nobre a expectativa de vida é de 78 anos, enquanto na região pobre é de 54 anos apenas. Ou seja, o sujeito vai morrer trabalhando”, criticou Medeiros Neto.

O presidente da Aojesp também destacou que reformas feitas em governos anteriores já acabaram com as super aposentadorias do funcionalismo. “A reforma da Previdência no serviço público já foi feita. Desde 1998 vem vindo e em 2012 foi finalizada. Hoje já não há mais supersalário. Quem tem salário de R$ 30 mil só vai receber R$ 5 mil de aposentadoria. Há um teto hoje e, se a pessoa quiser receber diferente disso, tem que pagar o fundo”, comentou.

/aojesp/admin/noticias/367/0IMG_2850.JPG

Mário Neto falou ainda sobre o trabalho que a AOJESP vem fazendo para pressionar os parlamentares por meio de um informativo intitulado “Mandado de Cidadania”. O documento, impresso em papel amarelo, serve para advertir os deputados federais e senadores. “O diretor da AOJESP, Mauro Rodrigues Pinto, tem viajado por todo o interior do estado para entregar um Mandado de Cidadania aos parlamentares. Por enquanto, nosso mandado está em amarelo, em sinal claro de advertência. Mas quem votar contra o trabalhador, vai levar cartão vermelho nas urnas.”, finalizou o presidente da AOJESP.

/aojesp/admin/noticias/367/0IMG_2894.JPG

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Piracicaba, o advogado Jefferson Goularte, destacou que o comando nacional da OAB já se posicionou contrário à reforma e colocou a entidade à disposição para atuar junto a sociedade contra a proposta. “Estar na campanha é uma obrigação social [da entidade]”, afirmou o advogado.

Convidado a participar do evento, o único deputado Federal da cidade, Mendes Thame, não pôde comparecer por problema de saúde. Ex-presidente estadual e ex-secretário nacional do PSDB, que recentemente mudou-se para o PV, o parlamentar enviou um informativo declarando que é CONTRA a Reforma.

Também participaram do lançamento da campanha os vereadores Aldisa Marques, o Paraná (PPS), Lair Braga (SD), Marcos Abdala (PRB), Paulo Campos (PSD), Paulo Henrique Paranhos Ribeiro (PRB), Rerlison Rezende (PSDB) e Wagner Oliveira (PHS), a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, o presidente da Emdhap, João Manoel dos Santos, e o vereador de Americana (SP) Guilherme Tiosso (PRP).

A Campanha “Reforma da Previdência NÃO!” coletará adesões para o abaixo-assinado que será enviado ao Congresso Nacional, onde tramita a Proposta de Emenda à Constituição 287/2016. Desde o ultimo sábado (18), voluntários estão em pontos de grande circulação de pessoas em Piracicaba recolhendo assinaturas para o documento.

/aojesp/admin/noticias/367/0IMG_2765.JPG

/aojesp/admin/noticias/367/0IMG_2764.JPG

As galerias da Câmara Municipal de Piracicaba ficaram lotadas durante o ato contra a reforma da Previdência (PEC 287)

Outra forma de manifestar apoio à campanha é assinando a petição on-line contra a reforma da Previdência, que também será encaminhada a deputados federais e senadores. Para isso, basta acessar o site goo.gl/WPwC6H e informar nome completo e um endereço de e-mail.

A campanha Reforma da Previdência NÃO!” tem como parceiros a Prefeitura, o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) 8ª Subsecção, o Colegiado das Lojas Maçônicas de Piracicaba e Região, o Conselho de Pastores de Piracicaba, o SindiReceita (Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal), a Aojesp (Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo) e o SindiFisco Nacional.

João Paulo Rodrigues

Jornalista (MTE 977/AL), Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autònoma de Barcelona.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo