Diretor da AOJESP reivindica câmara hiperbárica para a Santa Casa de Ourinhos

Um apelo urgente foi formalizado à Secretaria de Saúde de Ourinhos, sob a gestão de Diego Henrique Singolani Costa, para a aquisição de uma Câmara Hiperbárica para a Santa Casa da cidade. O documento, assinado pelo Oficial de Justiça Enizal Vieira – que também é Conselheiro Estadual do Idoso e Diretor de Ética e Ouvidoria da AOJESP – destaca o alto custo do tratamento e o risco iminente à vida de pacientes de baixa renda, em especial os diabéticos com feridas crônicas.
O tratamento por Oxigenoterapia Hiperbárica, que consiste em estar dentro dessa máquina e ter oxigênio puro, ajuda muito no processo de cicatrização das feridas dos pacientes, conforme ressalta Enizal Vieira: “este é um pedido nosso para reduzir as internações de pessoas sem condições financeiras, pois os tratamentos privados são caríssimos. Acreditamos ser de extrema necessidade que a Santa Casa de Ourinhos receba essa máquina, pois o hospital é o eixo de atendimento aqui da cidade e de toda a região, sendo um destaque em todo o Estado de São Paulo”, destacou o Oficial de Justiça, que aguarda um posicionamento da Secretaria de Saúde de Ourinhos sobre a solicitação.
Atualmente, Ourinhos conta apenas com o serviço particular, tornando o tratamento inacessível para a maioria dos pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS). O diretor da AOJESP solicita que a Câmara Hiperbárica seja doada pelo SUS, Estado ou Município à Santa Casa de Ourinhos, visando garantir o acesso universal a uma terapia que pode ser crucial para evitar amputações e óbitos.
O Vereador Mário Sérgio Pazianoto demonstrou seu firme apoio à causa ao protocolar requerimento solicitando a urgência na aquisição do equipamento, classificando-o como o “único” eficaz para a rápida cicatrização de feridas crônicas e úlceras, essenciais no tratamento do temido “pé diabético”. No documento, o vereador também reforça a necessidade de transformar um serviço atualmente de alto custo e inacessível em uma prioridade de saúde pública via SUS, honrando o papel do município como referência regional em atendimento médico-hospitalar.



