AOJESPJudiciário

Diretoria da AOJESP participa de reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão


A diretoria da AOJESP, representada pela vice-presidente Magali Marinho Pereira e pela secretária de saúde funcional Iara Morro, esteve presente nesta quinta-feira (03/07) à reunião da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do Tribunal de Justiça de São Paulo, presidida pelo desembargador Irineu Fava.


Na ocasião, Dr. Irineu deu início aos trabalhos salientando a importância estes encontros que reúnem membros representantes do TJSP, servidores e dirigentes de entidades: “Tratamos aqui de assuntos extremamente necessários e sensíveis atualmente, e o nosso objetivo principal é implementar uma cultura interna de valorização da acessibilidade no Tribunal de Justiça”, destacou o desembargador.


Em seguida, foram discutidos os itens de pauta, com destaque para workshop realizado com o tema “Violência contra pessoas com deficiência: você sabe como evitar, identificar e denunciar?”, que ocorreu no mês de maio no formato on-line e reuniu aproximadamente 280 servidores visando disseminar informações e divulgar a cartilha elaborada pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).


Outro assunto divulgado foi com relação às Oficinas para Diagnóstico e Debates sobre Políticas de Inclusão e Acessibilidade, que ocorrerá no próximo dia 12 de agosto, das 09:30 às 17 horas, no formato presencial, na Sala do Servidor do Fórum João Mendes Jr. Também foi informado pela diretora da Daps, Patrícia de Rosa Pucci Canavarro, que o TJSP, através da Seção de Acessibilidade, está em tratativas para ampliar os postos da Central de Intermediação em Libras (CIL) em outros prédios do Tribunal de Justiça de São Paulo: “Estamos buscando uma estrutura judiciária que permita uma ampla acessibilidade a todos”, frisou a diretora da Daps.


Outros eventos e acontecimentos relacionados à Seção de Acessibilidade e Inclusão do TJSP:

-Para o mês de outubro, o TJSP está promovendo uma visita dos servidores com deficiência ao Centro TEA (apoio às pessoas com Transtorno do Espectro Autista ) da cidade de São Paulo;

-Projeto visa garantir o direito ao voto dos eleitores com deficiência severa mediante parceria entre o TJSP e o TRE-SP;

-Inclusão de Símbolos Internacionais de Acessibilidade nas carteiras de identidade funcional dos servidores com deficiência;

-Adaptação, cursos e orientações aos servidores com deficiência visual para utilização do novo sistema E-Proc;

-TJSP recebeu o prêmio de Responsabilidade Social do Poder Judiciário pela prática do curso “Manhã com Libras”, realizado pela Daps, e que já está em sua terceira edição, facilitando o atendimento de pessoas com deficiência auditiva no Judiciário paulista.

O contato da DAPS (Diretoria de Apoio aos Servidores) do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo) para denúncias de assédio moral, sexual ou discriminação é feito pelo e-mail daps@tjsp.jus.br ou através do botão “Assédio Denúncia” na intranet, segundo o TJSP.


Para dúvidas, sugestões ou questões relacionadas à acessibilidade e inclusão, o e-mail é acessibilidade.daps@tjsp.jus.br.


Para entrar em contado com a Seção de Acessibilidade e Inclusão do TJSP, acesse o link e preencha o formulário para solicitações, sugestões ou questões relativas à acessibilidade no link https://www.tjsp.jus.br/acessibilidade

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo