AOJESP esclarece dúvidas sobre curso para Oficiais de Justiça com a Escola do Servidor do TJSP
A diretoria da AOJESP esteve reunida, nesta terça-feira (5/11), com o Juiz Coordenador da Área de Iniciação Funcional e Aperfeiçoamento para Servidores da Escola Paulista da Magistratura (EPM) do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Luiz Renato Bariani Pérez. Representando a entidade, participaram o presidente, Cássio Ramalho do Prado, a vice-presidente, Magali Marinho Pereira, a diretora jurídica, Marilda Lace, e o secretário geral, que também é presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto.
O objetivo foi conversar sobre o aperfeiçoamento do curso online “A Atividade Prática do Oficial de Justiça”, criado pela Escola Judicial dos Servidores Do TJSP em parceria com a AOJESP, e a promoção de novos cursos de educação continuada para aprimoramento da categoria.
Entre os principais pontos, a entidade solicitou que as aulas fossem gravadas para que o conteúdo fique disponível para assistir a qualquer momento. Além disso, os dirigentes solicitaram que o número de vagas fosse ampliado.
O juiz Luiz Renato Bariani Pérez disse que vai solicitar à área técnica que as aulas fiquem gravadas. O magistrado também esclareceu que ainda há vagas disponíveis, “das mil vagas, 735 já foram preenchidas”.
O presidente da AOJESP, Cássio Ramalho do Prado, falou sobre a importância dessa parceria para a qualificação da categoria. “Esse curso pra nós é muito importante, assim como é importante pra nós que a EJUS tenha aberto essa oportunidade para que os Oficiais de Justiça possam se qualificar. É um interesse não só da nossa entidade estadual [AOJESP], mas também da federal [AFOJEBRA]. E nós temos outras propostas de curso para apresentar, como o de avaliação de bens, curso de especialização em execução e pacificação social, entre outros”, afirmou.
O presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto, acrescentou que muitos Oficiais de Justiça já são professores, atuam em universidades, dão aula em outras esferas do judiciário etc. “São cursos que ensinam a fazer certidões mais técnicas, ensinam também português instrumental e diversos outros assuntos que melhoram o trabalho desses servidores. Então, nós temos esses cursos para qualificar o Oficial de Justiça para o Poder Judiciário e a sociedade”, disse.
O magistrado demonstrou interesse nos cursos e pediu pra conhecer o material elaborado. “Se vocês puderem trazer um conteúdo programático para que eu possa submeter, então, essa proposta ao Conselho Técnico da Escola Superior dos Servidores, será muito bem-vindo. Porque, como nós já havíamos dito, os cursos disponíveis para os Oficiais são escassos na plataforma do Tribunal de Justiça. A ideia é lidar com essa escassez, deixá-la de lado e deixar um conteúdo de capacitação disponível aos Oficiais de Justiça cada vez mais permanente nas nossas plataformas da Justiça Estadual”, disse. Complementando, o magistrado afirmou “Esses cursos que os senhores mencionaram ‘en passant’, de avaliação de bens, pacificação social, execução civil, é o dia a dia do Oficial. Então, ainda mais com a expertise que os senhores têm de já ministrarem essas aulas em outras esferas do judiciário, com certeza será algo que enriquecerá muito aqui e possamos disponibilizar para os nossos Oficiais”.
A vice-presidente da AOJESP, Magali Marinho Pereira, agradeceu a atenção do magistrado e destacou a importância da qualificação continuada para a formação dos Oficiais de Justiça.
Por fim, o magistrado falou sobre a importância da parceria com a AOJESP. “Eu tenho certeza de que esse curso só pôde ser enriquecido também por conta da participação dos senhores, que me procuraram, trouxeram palestrantes, outros Oficiais de Justiça que também poderiam participar como debatedores, como co-palestrantes nesse curso que foi inicialmente pensado; e que evoluiu muito para chegar no formato que consta do edital. Então, essa riqueza só é possível em virtude da participação de todos. E tenho certeza de que o resultado será o melhor possível”, concluiu.
Vale lembrar que ainda restam cerca de 265 vagas abertas para o curso “A Atividade Prática do Oficial de Justiça”. As inscrições vão até as 18h do dia 8 de novembro de 2024. Os interessados devem se inscrever pelo site da EJUS, acessível via intranet ou diretamente pelo portal do Tribunal de Justiça de São Paulo. Em caso de dúvida, os interessados devem escrever para o e-mail: ejus.eventos@tjsp.jus.br
Veja a íntegra da publicação e acesso a outros detalhes do curso: (aqui)