Sem categoria

SADM Sorocaba celebra 3 anos de lutas

No último dia 22 de abril a Central de Mandados de Sorocaba completou 3 anos. E porque a data coincidia com um feriado prolongado, a comemoração foi marcada para o dia 6, primeira sexta-feira de maio.

Quem olha para as fotos talvez se sinta tentado a pensar que nunca tivemos problema algum, mas isso nem de longe é verdade. Foi assim que tudo começou: 95 Oficiais de Justiça e 3 escreventes. Hoje somos 85 Oficiais de Justiça, 6 escreventes, 1 auxiliar e 2 estagiários, com média de 10.000 mandados/mês em época de pico.

Antes da inauguração foi votada a Comissão de Representantes dos Oficiais de Justiça, com os seguintes membros: Marcus Salles, Marcos Grignolli, Cristina Salles, Maurílio de Oliveira e Amir Bittar. Posteriormente, ingressou Adriana Buganza no lugar de Maurílio de Oliveira.

Após as muitas dificuldades iniciais, criadas por pressão do Juiz Corregedor, como não mais receber ou sequer conversar com qualquer membro da Comissão, a partir de agosto do mesmo ano, os seus integrantes decidiram por unanimidade entregarem seus cargos, ficando a SADM sem Comissão até o final daquele ano.

No início do ano seguinte (2014), com a posse de um novo Juiz Corregedor, o Dr. César Luís de Souza Pereira, este possibilitou e apoiou a criação de uma nova Comissão de Representantes eleitos: Maurício Serra, Marcus Salles e Rosemary Cartezani (posteriormente, ingressou Pedro Tortello no lugar de Rosemary Cartezani).

Sob a administração do novo Corregedor, a Comissão de Representantes foi chamada ao trabalho e passou a assessorar e intermediar todos os problemas relativos à SADM e aos Oficiais de Justiça, inclusive com remodelação das áreas de atuação. Foi um tempo de intensas lutas. As reuniões da Comissão com o Corregedor eram semanais, para tratamento de toda espécie de problemas. Ocorreram períodos de haver duas ou três reuniões na semana para elucidação dos problemas que jorravam como cascata.

Após intensos trabalhos, partiu do Corregedor a iniciativa de que a Comissão organizasse um encontro com os representantes dos Cartórios da Comarca para que estes dissessem aos Oficiais de Justiça os problemas encontrados na execução dos seus mandados e os Oficiais de Justiça também pudessem explicar aos Cartórios as modificações introduzidas pelo Provimento CG 34/2012 (criação das SADMs). A primeira reunião foi feita em duas etapas: em um dia, com os Cartórios da área criminal e em outro dia, com os Ofícios da área cível. Como esperado esta primeira reunião foi um tanto estafante, pela quantidade de informações que estavam represada. Entretanto o efeito que teve na Comarca foi incrível. Ambos os lados passaram a entender as dificuldades do outro e trataram de buscar soluções para todos. Após esta, outras reuniões se seguiram, com temas diversos e nunca mais deixou-se de dialogar com toda a Comarca.

Dificuldades ainda existem, já que todos são humanos e, por isso, falhos. Porém, o trabalho foi levado adiante. O Dr. César, que a princípio ficaria apenas um ano no exercício do cargo, a pedido dos Oficiais de Justiça, reconsiderou e permaneceu por mais outro ano (até dezembro/2015). Esse novo período ficou marcado pelo entusiasmo dos Oficiais de Justiça e corroborado pela afirmação de uma Diretora de Ofício de Família de que após a entrada do Dr. César na SADM ficou evidente a diferença de administração dele e do anterior, com a redução drástica dos atrasos no cumprimento e dos erros cometidos pelos Oficiais de Justiça.

A partir de janeiro de 2016, a Central de Mandados recebeu a nova Juíza Corregedora, Dra. Daniella Camberlingo Querobim, que igualmente tem apoiando a Comissão de Oficiais de Justiça e incentivando cada vez mais a organização dos trabalhos e a mediação dos eleitos nos pleitos da categoria.

O resultado disso tudo foi visto no último dia 06 de maio. Estando a SADM em uma maravilhosa festa de 3º aniversário, brindaram-nos com suas presenças, além dos Oficiais de Sorocaba: a Oficiala Iara Morro, de Itu, o Dr. César Luís de Souza Pereira, o Juiz Diretor do Fórum e da 10ª RAJ, Dr. Hugo Leandro Maranzano e o Presidente do TJSP, Dr. Paulo Dimas de Bellis Mascaretti e toda sua comitiva. Este último cumprimentou a todos os presentes e, aceitou de bom grado o convite para cortar o lindo bolo de aniversário. Ao ser ajudado pela Auxiliar Aparecida Basílio (autora do convite ao Presidente), este expressou seu desejo: “Menos processos e muito dinheiro”.

A organização de toda a festa ficou a cargo da OJ Valéria Belomo, auxiliada por Marina Kurnich, Lúcia Castro, e Aparecida Basílio e ficou esplêndida. A música ao vivo, a cargo dos OJs Maurício Serra e Ramilo Ramos [foto].

Agradeço ao SENHOR por ter me dado a oportunidade de servir junto aos colegas, através da Comissão local e em prol da categoria através da AOJESP. Deus seja louvado.

Por: OJ Marcus Salles, Conselheiro Regional AOJESP

João Paulo Rodrigues

Jornalista (MTE 977/AL), Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autònoma de Barcelona.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo