AOJESP

AOJESP marca presença na Assembleia Geral da AFOJEBRA em Alagoas

A diretoria da AOJESP participou da Assembleia Geral da Associação Federal dos Oficiais de Justiça Estaduais do Brasil (AFOJEBRA), realizada no dia 16 de novembro em São Miguel dos Milagres, Alagoas. A entidade foi representada pelo presidente Cássio Ramalho do Prado, pelo diretor financeiro Emerson Franco e pelo secretário-geral Mário Medeiros Neto, que também ocupa a presidência da AFOJEBRA.

Durante o evento, Cássio Ramalho do Prado, que é diretor financeiro da AFOJEBRA, apresentou a prestação de contas, destacando que as finanças da entidade são superavitárias, exceto nos meses com intensa atuação em Brasília. “Os números refletem o compromisso da AFOJEBRA com uma gestão responsável, mas também se traduz em avanços que só são obtidos se fazendo presente no Congresso Nacional, nas cúpulas do Poder Judiciário e onde mais for preciso”, afirmou Cássio. O relatório financeiro foi aprovado por unanimidade pelos delegados presentes.

A assembleia abordou diversos temas importantes para os Oficiais de Justiça, como o andamento de projetos de lei no Congresso Nacional. O presidente do SINDOJUS-PB, Joselito Bandeira, que é vice-presidente legislativo da AFOJEBRA, apresentou um panorama sobre o andamento de projetos de lei relevantes para a categoria, que tramitam no Congresso Nacional. Entre as proposições, destacaram-se os PLs da concessão do porte de arma para os Oficiais de Justiça, o do Reconhecimento do Risco na Atividade e a antecipação do reembolso das diligências realizadas para a Fazenda Pública.

O vice-presidente da Frente Parlamentar Mista dos Oficiais de Justiça, deputado federal Coronel Meira, participou da Assembleia por meio de uma chamada de vídeo, onde pôde participar do debate estratégico, indicando caminhos para o próximo ano, inclusive com a saída do deputado federal Ricardo Silva, eleito prefeito de Ribeirão Preto. “Mesmo não estando no parlamento, o Ricardo é um excelente articulador e continuará sendo muito importante para a nossa frente”, afirmou. 

Meira aproveitou a oportunidade para criticar a movimentação desarticulada de entidades que não fazem parte da união dos Oficiais de Justiça, liderada pela AFOJEBRA, FENASSOJAF e FESOJUS, o que, na visão dele, só atrapalha o bom andamento dos trabalhos junto ao Congresso Nacional.

Outro ponto de destaque foi a apresentação do trabalho desenvolvido pela ESOJUB (Escola Superior dos Oficiais de Justiça do Brasil), que além de cursos curtos e de pós-graduação, deverá oferecer cursos de mestrado e parceria com uma universidade portuguesa. O curso contará com condições especiais para associados da AOJESP, por meio da AFOJEBRA.

Durante o encontro, os delegados aprovaram a refiliação da ABOJERIS, que ficou afastada por dois anos, reforçando a união das entidades.

Para o diretor financeiro da AOJESP, Emerson Franco, “esses encontros são interessantes porque servem para conhecer a realidade dos outros estados, trocar experiências e, consequentemente, traz uma união entre todas as entidades, culminando com uma estratégia única, para que possamos brigar por pleitos comuns a todos. Só com união que isso é possível. Eu pude atestar isso, quando, em 2010 ou 2013, eu estive sozinho em Brasília. Na época todo mundo batia cabeça, sem rumo. Uma entidade vinha falar com um deputado, depois vinha outra entidade e falava tudo diferente. E, como consequência, os trabalhos não avançavam. Passados todos esses anos, é muito visível essa união e o discurso único. Só por isso conseguimos avançar nos nossos pleitos”, afirmou.

João Paulo Rodrigues

Jornalista (MTE 977/AL), Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autònoma de Barcelona.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo