Destaques

TJSP lança Curso Prático de Libras: Inscrições vão até quinta-feira (5)

O Curso Prático de Libras tem o objetivo de capacitar magistrados e servidores a se comunicarem por meio da Língua Brasileira de Sinais, de modo a ampliar a interação com surdos, garantindo o acesso deste grupo de pessoas ao Judiciário paulista. Além desta iniciativa, o Tribunal também implementou em seu site aplicativo que traduz conteúdos digitais para Libras, facilitando o acesso para pessoas surdas. O mesmo aplicativo foi implementado no Portal do Servidor.

Curso Prático de Língua Brasileira de Sinais (Libras): As inscrições para o Curso Prático de Libras (disponíveis apenas para magistrados e servidores do TJSP) se encerram na próxima quinta-feira (5). As aulas estarão disponíveis aos inscritos pela plataforma Moodle TJSP a partir da próxima segunda-feira (9) até 3/9, e poderão ser acessadas em qualquer dispositivo (computador, tablets ou smartphones).

Entre os conteúdos abordados estão conceitos gramaticais e linguísticos básicos da língua, prática do alfabeto manual, numerais, frases e termos para comunicação básica no atendimento a pessoas surdas e introdução a sinais específicos da área da Justiça e do Direito, além de atividades interativas e esclarecimento de dúvidas em fórum.

A iniciativa atende à meta 20.1, estabelecida no Planejamento Estratégico de 2021 do TJSP, de acordo com a Resolução 401/21 do Conselho Nacional de Justiça, visando promover a acessibilidade e inclusão no Judiciário paulista, capacitando magistrados e servidores de todo o Estado para atendimento básico ao público usuário da Língua Brasileira de Sinais.  

Com informações da Comunicação Social TJSP

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo