Sem categoria

Entidades do Judiciário realizam a primeira Assembleia Geral de 2021

As entidades representantes dos servidores do Poder Judiciário paulista realizaram de forma on line na noite desta quinta-feira, 14 de janeiro, a primeira Assembleia Geral de 2021 dos Judiciários, com o intuito de dar início à Campanha Salarial. Além dos dirigentes, participaram também servidores de diversos fóruns e comarcas do Estado de São Paulo. A Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (AOJESP) foi representada pela sua vice-presidente, Magali Marinho Pereira, que trouxe ao debate questões de suma importância da categoria como a implantação da central compartilhada, um projeto realizado sem nenhuma participação dos Oficiais e que já está apresentando diversos problemas com o sistema.

Conforme foi deliberado em Assembleia, um Encontro Estadual será realizado de forma virtual neste ano devido à pandemia pela Covid-19. O evento ocorrerá no dia 6 de fevereiro, às 10:00 horas, e os interessados poderão participar via aplicativo, cujo link será enviado mediante inscrição prévia.

A Comissão de organização do Encontro definiu que ele será realizado em três blocos:

1) com a palestra de Cacau Pereira, advogado, pesquisador e ex-integrante do Sindicato dos Judiciários de Minas Gerais, um debate sobre a conjuntura, o avanço da tecnologia da intensificação da exploração da destruição dos serviços públicos no geral e as consequências e aplicação nas atividades do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP);

2) a discussão da pré-pauta de reivindicações;

3) aprovação das propostas de calendário e eixos da Campanha Salarial e as bandeiras de lutas.

Sobre a pauta de reivindicações, serão feitos debates até o dia 30 de janeiro, com a contribuição por meio do envio de propostas em site das entidades, redes sociais e grupos de Whatsapp.

O fato do Tribunal de Justiça de São Paulo ainda contar com protocolos insuficientes para a manutenção do trabalho presencial; o aumento do risco de contágio dos servidores; bem como as diversas mortes de colegas em decorrência da Covid-19 também foram assuntos amplamente debatidos no encontro virtual. Os servidores também discorreram sobre os gastos com o home office, que vem sendo custeado do próprio bolso, do não cumprimento da data-base de 2020 e da aprovação de reembolso de 10% das despesas de assistência à saúde médica e/ou odontológica apenas para os magistrados, entre outras questões referentes ao Poder Judiciário, portanto,discutiu-se a possibilidade de um indicativo de greve.

Houve consenso sobre o fortalecimento da Campanha Salarial 2021, bem como a necessidade de união da categoria para avançarmos em importantes questões de pauta da categoria. De acordo com a vice-presidente da AOJESP, Magali Marinho Pereira,

Veja abaixo as deliberações do encontro:

– Participação na Reunião da Frente Paulista em Defesa do Serviço Público da próxima segunda (18/1), às 10 horas;

– Encaminhamento de ofício específico dos aposentados para uma reunião com o Tribunal de Justiça;

– Participação na mobilização de 1º de fevereiro, Dia Nacional de Lutas, incorporar as questões de São Paulo na pauta, com uma grande carreata;

– Indicativo de estado de greve, com organização da categoria para o movimento.

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo