Sem categoria

Brasília: Oficiais de Justiça de vários países debatem o futuro da carreira

Seminário Internacional e I Encontro Regional Norte/Centro-Oeste de Oficiais de Justiça reuniu Oficiais de 13 países em Brasília. O evento ocorreu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, nos dias 4 e 5 de abril, com tema “O Oficial de Justiça Rompendo Limites”. Os Oficiais de Justiça Estaduais de São Paulo participaram com uma delegação formada por sete Oficiais de Justiça.

/aojesp/admin/noticias/856/01IMG_8644.JPG

Durante a solenidade de abertura, o presidente da entidade anfitriã Fenassojaf, Neemias Ramos Freire, explicou que a Federação enviou convite para todos os tribunais e lamentou a ausência de representantes da magistratura. “É uma pena porque, nesse momento em que os magistrados questionam tanto a atividade do Oficial de Justiça no Brasil, seria uma oportunidade para eles verem  o crescimento da importância dessa atividade no resto do mundo; que o Oficial de Justiça é a “longa manus” do Poder Judiciário”.

/aojesp/admin/noticias/856/IMG_8288.JPG

Neemias fez o discurso de abertura ao lado do presidente da União Internacional de Oficiais de Justiça (UIHJ) Marc Schmitz, além do presidente da Fojebra Edvaldo Lima; o presidente da Fesojus, João Batista Fernandes de Souza e os deputados federais Charlles Evangelista (PLS/MG), Oficial de Justiça licenciado, e Efraim Filho (DEM/PB), que compuseram a mesa.

/aojesp/admin/noticias/856/IMG_8293.JPG

/aojesp/admin/noticias/856/0IMG_8628.jpg

O belga Marc Schmitz, presidente da UIHJ, defendeu a união entre os Oficiais de Justiça do mundo e destacou a importância da categoria. “As classes minoritárias estão passando por um momento muito complicado e os Oficiais de Justiça são os olhos do Judiciário para as mazelas sociais”, afirmou. Marc completou dizendo que “Sem Oficial não há justiça, não podemos esquecer isso em troca de uma tecnologia que não substitui o homem”, fazendo referência ao uso de inteligência artificial por alguns tribunais. Falou, ainda, da importância da União Internacional para os Oficiais de Justiça de todo o mundo, onde promove a capacitação profissional através de parcerias com a ONU, Banco Mundial e outros organismos internacionais de grande relevância onde atua como consultora também. 

 

/aojesp/admin/noticias/856/0IMG_8394.jpg Convenção de Haia relativa à citação e notificação no estrangeiro

 

/aojesp/admin/noticias/856/02IMG_8479.jpg O problema da Justiça no procedimento executivo

 

/aojesp/admin/noticias/856/03IMG_8501.jpg União Internacional de Oficiais de Justiça (UIHJ) e o futuro da categoria

 

/aojesp/admin/noticias/856/04IMG_8510.jpg Debate sobre a atual situação dos Oficiais de Justiça no Brasil

 

/aojesp/admin/noticias/856/05IMG_8609.jpg Trabalho dos Oficiais de Justiça pelo mundo é discutido em seminário internacional

 

/aojesp/admin/noticias/856/0IMG_8628.jpg Declaração Final do Seminário Internacional

 

/aojesp/admin/noticias/856/01IMG_8400.JPG Seminário Internacional – opinião por Vagner Sebastião Speroni

João Paulo Rodrigues

Jornalista (MTE 977/AL), Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autònoma de Barcelona.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo