AOJESP

AOJESP participa da Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa em Brasília

A diretoria da AOJESP esteve em Brasília, nesta quarta-feira (29/10), para participar da Marcha Nacional contra a Reforma Administrativa, mobilização que reuniu milhares de servidores públicos de todo o país. O ato teve início no Museu Nacional e seguiu em direção ao Congresso Nacional, em protesto contra a PEC 38/2025, que tramita no Parlamento e é considerada extremamente prejudicial ao serviço público.

Representando a entidade, participaram o presidente da AOJESP, Cássio Ramalho do Prado, o diretor financeiro, Emerson Franco, e o diretor Mário Medeiros Neto, que também preside a AFOJEBRA.

Além da manifestação de rua, os dirigentes da AOJESP realizaram um intenso trabalho de articulação direta com os parlamentares, visitando gabinetes e dialogando com deputados sobre os impactos negativos da proposta. Entre os parlamentares que receberam a comitiva, estiveram Coronel Meira, Jonas Donizette, Defensor Stélio, Adriana Accorsi e Rafael Prudente, entre outros.

Segundo os representantes da entidade, a PEC ameaça não apenas os direitos dos servidores, mas também a qualidade do atendimento prestado à população. Durante as visitas, Cássio Ramalho destacou a importância da mobilização para pressionar os parlamentares a se posicionarem contra o desmonte do serviço público. “A Reforma fragiliza o Estado e compromete a continuidade dos serviços essenciais. É uma pauta que afeta toda a sociedade. Por isso, estivemos visitando vários deputados hoje, cobrando o posicionamento deles contra a reforma administrativa. E tenho certeza que essa reforma administrativa, a PEC 38, não passará”, afirmou o presidente da AOJESP.

O presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto reforçou a avaliação e destacou os resultados imediatos da pressão das entidades. “E graças a essa pressão eles estão recuando. Diversos deputados estão retirando suas assinaturas para que a tramitação da proposta não continue no Congresso. É isso que a gente vem fazer aqui”, disse. Mário acrescentou ainda que a mobilização nacional tem papel decisivo na defesa de um serviço público de qualidade.

Por fim, Cássio reiterou a importância da atuação da categoria nas bases. “Cobre do seu deputado federal na sua base, para que a reforma administrativa, a PEC 38, não avance”, completou.

Convocada pela Central Pública e com o apoio da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público, a marcha contou com a presença de diversos parlamentares contrários à proposta e de delegações de dezenas de entidades de todo o país, como AASPTJ-SP, Afresp, Anaseg, Anatesp, Anfip, Aprojus, Aspal, ASJ, Assetj, Atens SN, Capesp, Febrafisco, Fenafim, Fenafisco, Fenale, Fenalegis, Fenastc, Fespesp, Sinafite DF, Sinafresp, Sindafep, Sindafisco, Sindaftema, Sindalemg, Sindalesc, Sindicontas PE, Sindicontas PR, Sindefesa, Sindep MG, Sindifisco RS, Sindilegis PR, Sindilex, SindMP PR, Sinfazfisco MG, SinPRF PR, Sisal MS e Sitesp.

João Paulo Rodrigues

Jornalista (MTE 977/AL), Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autònoma de Barcelona.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo