Sem categoria

AOJESP entrevista especialista para esclarecer dúvidas e conscientizar sobre o câncer de próstata

Em virtude do Novembro Azul, um movimento mundial que ocorre durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (AOJESP) realizou uma entrevista gentilmente concedida pelo Dr. Flávio Arêasmédico urologista do Hospital 9 de Julho e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo.  

 

Leia abaixo a entrevista exclusiva e confira um recado com orientações do Dr. Arêas aos Oficiais de Justiça:

 1 – Ainda existem muitas dúvidas e tabus por parte da população brasileira em relação ao câncer de próstata. Quais os principais motivos?

A população brasileira de uma maneira geral ainda é carente de informações sobre o câncer de próstata, por isso esse mês de novembro (o novembro azul) dedicado à saúde do homem é tão importante, pois há a possibilidade divulgar e chamar atenção para essa doença tão séria. O tabu ainda é relacionado ao exame de toque retal da próstata, porém, com as informações e o passar dos anos, este tabu vem caindo.

 2 – O câncer de próstata afeta somente idosos acima dos 60 anos ou também atinge homens mais jovens?

O câncer de próstata é mais comum na 6ª década de vida, mas pode acometer homens a partir dos 45 anos de idade.

 3 – Quão elevado é o risco de câncer de próstata em homens com histórico familiar?

No Brasil são diagnosticados 70.000 novos casos por ano, sendo esse câncer responsável por 14.000 mortes de homens por ano. Quando um homem tem um parente de câncer de próstata na família ele tem o dobro de chance de ter a doença, se ele tiver dois parentes tem o triplo de chance.  

4 – A partir de qual idade é recomendado realizar os exames preventivos?

Se o homem tem algum parente com câncer de próstata recomendo que inicie os exames aos 45 anos, se ele não tem história de câncer de próstata na família ele pode começar aos 50anos.

 

5 – Existem sinais ou manifestações de sintomas relacionados ao câncer de próstata que os homens devem ficar em alerta? Quais?

Essa pergunta é muito importante porque o câncer de próstata nos estágios iniciais não manifesta sintomas, por isso é importante não esperar sentir algo na via urinária para procurar o urologista para exames periódicos, o câncer diagnosticado em estágios iniciais tem 90% chance de cura.

  

6 – Como funciona o tratamento? Ele pode deixar sequelas ao paciente? 

O tratamento vai depender do estadiamento (estágio do câncer). Caso a doença seja localizada, iremos propor cirurgia para extração da próstata ou radioterapia dependendo de cada caso. Nos doistratamentos as preocupações principais são essas três: 1) cura; 2) continência urinária; 3) função sexual. Em casos onde a doença já se espalhou pelo corpo o tratamento inicial vai se basear e privar o paciente de testosterona (seja medicamentosamente ou extraindo os testículos por cirurgia).

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo