AOJESPCarreiraJudiciárioServidoresTJSP

Aojesp busca parceria com a EJUS para curso de iniciação aos Oficiais de Justiça nomeados

Visando buscar mais qualificação para a categoria, o presidente da AOJESP, Cássio Ramalho do Prado, os diretores Vagner Sebastião, Izidoro Mascagni e Roberto Tavares e a Oficiala de Justiça Elisa Tonelli Sagliocco, realizaram uma reunião na última sexta-feira (06/09) com o juiz Luiz Renato Bariani Pérez, coordenador dos Cursos de Iniciação Funcional e Aperfeiçoamento para Servidores da Escola Paulista da Magistratura EPM – que compõe o conselho técnico da Escola Judicial dos Servidores (EJUS).


Na oportunidade, o presidente Cássio salientou que os Oficiais recém-aprovados em concurso necessitam de qualificação mediante treinamentos sobre questões específicas da categoria, como, por exemplo: como certificar, atuação em reintegração de posse, avaliação, fé pública, aplicabilidade das Normas da Corregedoria, entre outros, e, por isso, apontou que seria benéfica uma parceria entre a AOJESP e a Escola Judicial dos Servidores (EJUS) do Tribunal de Justiça de São Paulo: “Tivemos recentemente a informação de que a EJUS está elaborando um curso voltado aos Oficiais que tomarão posse, portanto, decidimos consultá-los para ver a possibilidade de agregarmos o nosso conhecimento profissional à equipe da EJUS”, ressaltou o presidente da AOJESP, apresentando os membros da diretoria que já possuem experiência ministrando cursos voltados ao trabalho dos Oficiais de Justiça.


Como resposta, o magistrado afirmou que existe um curso em formação idealizado como um módulo de cinco exibições: competência Cível; Criminal; Normas da Corregedoria; trabalho gerencial das Centrais de Mandado e Segurança no trabalho dos Oficiais de Justiça. “Esse curso está em fase final de formação, portanto, precisamos verificar como faremos para encaixar mais Oficiais de Justiça por área de atuação para participar do módulo”, ressaltou Dr. Bariani Pérez, que recebeu a proposta positivamente afirmando que a estrutura do curso é bem flexível, bastando apenas organizar a quantidade de tempo das exposições e quais seriam os expositores e os debatedores em cada exibição. O juiz acrescentou também que esse módulo da EJUS foi pensado para ser um módulo englobando as necessidades práticas “De Oficial de Justiça para Oficial de Justiça” que representam a metodologia do trabalho diário da categoria.


Ao final da reunião, Dr. Bariani Pérez disse que seria importante agendar uma nova reunião para dar continuidade à elaboração da parte final do módulo e também definiu que a diretoria da AOJESP indicará os debatedores e expositores que agregarão ao módulo abordando os temas Cível, Criminal e o trabalho nas Centrais de Mandados. O presidente da AOJESP, Cássio Prado, agradeceu a oportunidade de apresentar as sugestões para o curso e frisou que essa iniciativa irá engrandecer e aprimorar muito o conhecimento tanto os Oficiais de Justiça que estão entrando no TJSP como os que já estão na ativa e querem se aperfeiçoar na profissão.

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo