AfojebraAOJESPBrasíliaCarreiraEventosJudiciárioServidores

AOJESP participa de sessão solene na Câmara dos Deputados

A comitiva da AOJESP, que está em Brasília desde ontem (19/03), participou nesta quarta-feira (20/03), na Câmara dos Deputados, de sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Oficial de Justiça, celebrado oficialmente no dia 25 de março. O evento ocorreu no Plenário Ulysses Guimarães e foi articulado por meio das entidades nacionais da categoria (AFOJEBRA, FENASSOJAF e FESOJUS) junto ao deputado Ricardo Silva, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Oficiais de Justiça.

Cássio Ramalho do Prado (presidente), Sandra Corvino (2º secretária), Lourdes Santa Rosa (1ª diretora financeira) e Enizal Vieira (secretário de saúde funcional) junto com  Malone Cunha (diretor da União Internacional dos Oficiais de Justiça)
Para compor a mesa de trabalhos, foram convocados o presidente da AFOJEBRA, Mário Medeiros Neto; a presidente da FENASSOJAF, Mariana Liria, o presidente da FESOJUS, João Batista

Além de representantes da categoria de diversos estados do Brasil, do presidente da APAMAGIS, Dr. Thiago Massad e de membros da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), como o secretário Carlos Alberto Martins Filho, a sessão contou com o prestígio de parlamentares como o deputado Jonas Donizete, vice líder do governo no Congresso, que manifestou seu apoio nas demandas dos Oficiais de Justiça. Prestaram também o seu apoio à categoria o deputado Darci de Matos, Coronel Meira, Eli Borges, Weliton Prado e Capitão Alden.

Ao abrir a sessão, o deputado Ricardo Silva falou sobre a responsabilidade do cargo de Oficial de Justiça: “É uma função que muitas pessoas as vezes não compreendem. Trabalhamos à noite, aos sábados, aos domingos e em feriados. Não cumprimos apenas mandados, exercemos até funções cartorárias; por isso, é importante esse tipo de sessão solene para podermos reafirmar como é o nosso dia a dia de trabalho”, ressaltou o parlamentar, que acrescentou: “Tenho lutado muito neste parlamento para que nós, Oficiais, possamos entender a relevância da nossa função no sentido de refinar as nossas atribuições”, disse Ricardo Silva.

Oficiais paulistas com o deputado Jonas Donizette (ao centro)

Conforme o secretário-geral da AOJESP e presidente da AFOJEBRA, Mario Neto: “O avanço tecnológico chegou e nós estamos brigando para os Oficiais entrarem na era da informática e que os Tribunais passem a enxergar isso e auxiliem a categoria nesse sentido”, salientou Mário, acrescentando que, em tempos de inteligência artificial, quem chega na realidade real e ajuda o Tribunal a fazer Justiça de verdade é o Oficial: “Nós relatamos na certidão o que realmente vimos durante o trabalho e, muitas vezes, acaba sendo diferente do que os advogados estão alegando”, finalizou o secretário-geral da AOJESP.

Participantes da Sessão Solene na Câmara Federal

Para o presidente da AOJESP, Cássio Ramalho do Prado, a sessão solene realizada hoje é um marco para todos os Oficiais de Justiça: “É uma demonstração de que toda categoria está unida na busca do reconhecimento que lhe é devido. Somos agentes que concretizamos a Justiça em todos os sentidos”, frisou Cássio.

Ao final do evento, o deputado Coronel Meira saudou a todos os participantes e anunciou que o próximo Encontro Nacional dos Oficiais de Justiça (ENOJUS) será realizado nos dias 18, 19 e 20 de setembro, em Pernambuco. “O evento já está formatado e é com grande alegria que espero receber a todos os que estão participando aqui”, encerrou Meira.

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo