AOJESPJudiciárioUtilidade Pública

Agosto Lilás 2022 celebra os 16 anos da Lei Maria da Penha

Em comemoração aos 16 anos da Lei Maria da Penha, que objetiva proteger a mulher da violência doméstica e familiar; e para reforçar o enfrentamento da violência contra as mulheres, a campanha Agosto Lilás foi lançada neste mês de agosto com o tema “Um instrumento de luta por uma vida livre de violência”.

” Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180″ , ” Lei Maria da Penha”

  • Mulheres em situação de violência ou testemunhas de violência contra mulheres

A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.

O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.

A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher.

O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.

Mais informações sobre a Central de Atendimento à Mulher em https://www.gov.br/pt-br/servicos/denunciar-e-buscar-ajuda-a-vitimas-de-violencia-contra-mulheres

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo