AOJESPTurismo

Hotel Colônia AOJESP adere ao sistema de energia solar fotovoltaica

O Hotel Colônia AOJESP aderiu à energia solar fotovoltaica, uma das fontes de energia renovável que mais crescem no Brasil e no mundo. Obtida pela conversão da luz solar em eletricidade por meio de uma tecnologia baseada no efeito fotovoltaico, o hotel utilizará energia renovável, inesgotável e não poluente produzida para autoconsumo.

O nosso hotel passa agora a ter dois projetos com placas solares em pontos distintos do complexo: um em cima da sauna e dos vestiários e outro no estacionamento, em cima da lavanderia. De acordo com o gerente Reginaldo Giovanini, os dois projetos juntos vão gerar em torno de 3.500 kW (quilowatts) ao mês, o que supre a nossa necessidade de consumo energético do hotel. Reginaldo nos explicou também como funcionará a questão da variação no consumo durante as épocas do ano: “Como no final do ano a nossa demanda é mais alta, vamos produzindo energia durante o ano e enviando diretamente à rede da operadora, gerando um crédito que será captado conforme a nossa necessidade”. Reginaldo acrescentou também que “em questão de 3 anos, a economia de energia, que vai ser em torno de 80% a 85%, já pagará o investimento feito pela entidade, além de ser uma fonte de energia limpa e inesgotável”.

Placas solares que compõem o módulo fotovoltaico

Alguns dos principais benefícios do Sistema Solar Fotovoltaico adquirido pelo Hotel Colônia AOJESP são: o retorno financeiro mensal; valorização imediata do imóvel; energia livre dos aumentos de tarifa, além de ser uma fonte renovável, limpa e silenciosa que pode ser usada em áreas isoladas da rede elétrica com necessidade mínima de manutenção.

Para quem tiver interesse em instalar o sistema fotovoltaico na própria residência, o prazo de isenções de tarifas para microgeração de energia própria, que terminou em 31.12.2022, deverá ser prorrogado. O Senado Federal vai começar a analisar neste ano o projeto de lei (PL 2.703/2022) que aumenta em seis meses o prazo final para a instalação de micro geradores e mini geradores de energia fotovoltaica com isenções tarifárias até 2045. A matéria, de iniciativa do deputado federal Celso Russomano (Republicanos-SP), foi aprovada na forma de substitutivo na Câmara dos Deputados no final de 2022. Leia mais sobre o projeto AQUI.

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo