Sem categoria

Plataforma colaborativa informa sobre as áreas de maior risco de coronavírus no Brasil

Uma nova ferramenta em formato de mapa chamada ‘Juntos contra o covid’ surgiu no mês de março e pode ajudar a mapear a pandemia do novo coronavírus no Brasil, podendo informar e auxiliar os Oficiais de Justiça para que sejam evitadas as áreas onde encontram-se os maiores focos da Covid-19 no Estado de São Paulo e em todo o Brasil.  

O projeto é idealizado por Faissal Nemer Hajar, estudante de medicina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba e  a plataforma opera de maneira similar ao aplicativo Waze e funciona de maneira colaborativa. Com ela, é possível consultar o risco de contaminação em bairros e ruas específicas do país apenas digitando o endereço a ser consultado. 

Até a manhã desta terça-feira (26), a plataforma já havia recebido quase 48 mil contribuições.

Por ser uma ferramenta colaborativa, o site é atualizado com dados enviados pelos usuários. Ao acessar a plataforma, o usuário pode responder um questionário simples sobre seu estado de saúde, viagens recentes e se teve contato com alguém diagnosticado com Covid-19. Os dados coletados são transcritos em um mapa do Brasil, onde é possível analisar a incidência da doença no país. Com as respostas dadas pelos colaboradores, um algoritmo calcula os riscos de contaminação por região, dividindo em grupos de risco baixo, médio e alto. A plataforma mostra essa probabilidade de contágio em porcentagem, usando círculos coloridos no mapa. Ela pode ser acessada em dispositivos iOS e Android.

Para utiliza-la, basta acessar o link https://juntoscontraocovid.org/map.html

Com informações do site olhardigital.com.br

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo