AOJESP

Oficiais de Justiça estaduais vão ao DF reivindicar melhorias para a classe

A diretoria da AOJESP esteve em Brasília, entre os dias 6 e 8 de julho, para participar da Assembleia Extraordinária da Associação Federal dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra) e de uma reunião institucional de articulação com parlamentares e ministros. Representando a Entidade, participaram o presidente Mário Medeiros Neto e o Diretor Financeiro Cássio Ramalho do Prado.

A Assembleia foi realizada logo no primeiro dia (6) e serviu para que os representantes dos Oficiais de Justiça estaduais pudessem traçar estratégias para reivindicar a pauta da categoria durante a visita à capital federal. Entre os principais itens pleiteados estão a vacinação e o consequente reconhecimento como categoria prioritária, cargo típica de estado, reconhecimento do risco no exercício da função etc.

Assembleia dos Oficiais de Justiça do Brasil (Afojebra)

No dia seguinte (7), a Afojebra promoveu uma reunião institucional de articulação para divulgar a força de trabalho dos Oficiais de Justiça e expor aos presentes as dificuldades enfrentadas no exercício da função. Entre as autoridades presentes estavam o ministro da Saúde Marcelo Queiroga, o ministro do Turismo Gílson Machado, a deputada federal Carla Zambeli, o deputado federal e também Oficial de Justiça Ricardo Silva, o deputado federal Felício Laterça, o deputado federal e também Oficial de Justiça Charles Evangelista, o deputado federal Antônio Nicoletti, o comandante da Força Nacional de Segurança Pública coronel Antônio Aginaldo, o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro, Roberto Jefferson, a vice-presidente do PTB, Graciela Nienov, o jornalista Oswaldo Eustáquio, o presidente do PTB estadual de Pernambuco e coordenador no Nordeste, Coronel Meira, além de Maíra Nunes representando o deputado Efraim Filho.

Primeiro a se manifestar, o ministro da Saúde declarou reconhecer a exposição da categoria na pandemia e deu seu apoio em priorizar a vacinação dos Oficiais de Justiça, já que o plano de imunização vai ser anual. Em seguida, o ministro do Turismo, também manifestou total apoio aos Oficiais.

A deputada federal Carla Zambelli reconheceu as dificuldades desses profissionais que estão na linha de frente da Justiça exercendo atividade externa. Na mesma linha, o comandante da Força Nacional coronel Antônio Agnaldo lembrou que os Oficiais de Justiça são verdadeiros heróis, pois cumprem mandados de constrição sozinhos.

O deputado federal Ricardo Silva reafirmou que é Oficial de Justiça de carreira e que conhece de perto as dificuldades que a categoria enfrenta, mas destacou “é uma profissão honrosa e gratificante”. Roberto Jefferson informou que os Oficiais de Justiça são mensageiros do bem, e homenageou a Oficiala Daniela Laterça do Estado Rio de Janeiro, que segundo o parlamentar, ela foi um anjo no cumprimento de ordens judiciais nas penitenciárias. O deputado federal Felício Laterça, que é Delegado da Polícia Federal, ex-Oficial de Justiça e casado com a Oficial de Justiça Daniela, declarou ser totalmente contrário a PEC 32.

Segundo o presidente da Afojebra, Edvaldo Lima, o evento foi um marco na história do oficialato nacional. “Queremos ver os Oficiais de Justiça de todo país em destaque na justiça brasileira, não apenas em estado A ou B.”  Em seu discurso, Lima deixou claro aos presentes a necessidade da vacinação e total repúdio a PEC 32. A diretoria da Afojebra, agradece a todos os presentes, em especial ao Coronel Meira, um incentivador do engrandecimento da categoria.

O vice-presidente da Afojebra, Mário Medeiros Neto, pontuou que a entidade representativa precisa sempre mostrar o valor dos Oficiais de Justiça para as principais autoridades que dirigem o país, sempre quando houver a oportunidade. “Essa arte da articulação é o que poderá permitir que a categoria avance degraus de valorização de forma mais célere e efetiva. A categoria está sempre em primeiro plano e acima de qualquer outro interesse; temos esse forte compromisso com a profissão que dá o sustento para nossas famílias”, finalizou.

Oficiais de Justiça reivindicam vacinação prioritária ao Ministro Chefe da Casa Civil

O vice-presidente da AFOJEBRA e presidente da AOJESP Mário Medeiros Neto e o deputado federal Ricardo Silva (PSB-SP) estiveram reunidos, nesta quinta-feira (8/7), com o Ministro da Casa Civil General Luiz Eduardo Ramos. O encontro aconteceu no quarto andar do Palácio do Planalto, e tinha como objetivo reivindicar a vacinação prioritária para a categoria dos Oficiais de Justiça, linha de frente do Poder Judiciário nacional. O Ministro se disse sensível ao pedido e solicitou ao deputado federal e Oficial de Justiça Ricardo Silva para que formalizasse o pedido e o encaminhasse para tentar viabilizar essa demanda que ele disse acreditar ser tardia a providência e mais do que justa.

O diretor da AOJESP, Cássio Ramalho do Prado, defendeu a união da categoria. “Os Oficiais de Justiça devem estar em unidade para que possamos cada vez mais termos representantes das nossas classes nas casas Legislativas, desta forma avançaremos mais rápido na valorização dos Oficiais de Justiça e a Aojesp trabalha para que isso verdadeiramente ocorra”, afirmou Cássio.

João Paulo Rodrigues

Jornalista (MTE 977/AL), Mestre em Comunicação e Jornalismo pela Universidade Autònoma de Barcelona.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo