HOME    CONHEÇA A AOJESP    NOTÍCIAS    CONVÊNIOS     JURÍDICO    SERVIÇOS    TURISMO    DILIGÊNCIAS    RESTAURANTE HABEAS CORPUS
 
 
A partir de agosto: conhe├ža o centro hist├│rico de S├úo Paulo com guia
Escrito por Jo├úo Paulo Rodrigues em 22/05/2017  

Berço da arte, da arquitetura e da economia brasileira no coração de São Paulo, o centro reúne diversos prédios e monumentos que contam parte importante da nossa história. Você vai poder conhecer, com a orientação de um guia, parte dessa história, que passa pela Catedral da Sé, o Teatro Municipal e dezenas de locais importantes.

O passeio será realizado toda terceira sexta-feira do mês, e trará aos seus participantes a oportunidade de conhecer melhor a cidade de São Paulo, sua história e os elementos que fizeram desta uma das mais importantes cidades do mundo.

As reservas poderão ser feitas até três dias antes do evento no Departamento Cultural e de Turismo, pelos telefones (11) 3585-7804 e (11) 3585-7805. O custo do passeio é de apenas R$ 20,00 com as visitas e monitorias já inclusas. Despesas pessoais não estão inclusas. 

O evento terá início às 09h30 com encontro na frente do portão principal do jardim da luz ao lado da pinacoteca, e término previsto para as 15h00 na Igreja da Sé.

/admin/noticias/436/17-05-22 LUZ.jpg

Estação da Luz


/admin/noticias/436/17-05-22 foto-catedral-da-se-em-sao-paulo-brasil-0798.jpg

/admin/noticias/436/17-05-22 SE web_criptase_02.jpg

Conheça a crípta, localizada no subsolo da Catedral da Sé.


/admin/noticias/436/17-05-22 PATIO DO COLEGIO 21824.jpg

Pátio do Colégio

 

CITY TOUR REGIÃO LUZ

 

Uma seleção de atrativos turísticos da região da Luz feita pelo Departamento Cultural e de Turismo da AOJESP.

Luz é um dos bairros do distrito do Bom Retiro, localizado na Zona Central da cidade de São Paulo.

O que alguns séculos atrás era apenas um pântano transformou-se em um dos bairros mais importantes da região central da capital paulista. Conhecido como Campo de Guaré, recebeu este nome devido às inundações que sofria com as cheias dos rios Tietê e Tamanduateí.

Neste bairro estão situados o Jardim da Luz, a Estação da Luz, a estação de Metrô Luz, a Estação Júlio Prestes (Sala São Paulo), o Museu da Língua Portuguesa, o Mosteiro da Luz, o anexo Museu de Arte Sacra de São Paulo e a Pinacoteca de São PauloEstação Pinacoteca (antigo Dops) em frente à Igreja de São Cristovão. A Rua São Caetano, famosa por abrigar roupas para casamentos, é chamada de "rua das noivas" e se situa no bairro.

 

JARDIM DA LUZ

DESCRIÇÃO: O Jardim da Luz é um espaço público, caracterizado como jardim público ou como um pequeno parque com aproximadamente vinte mil metros quadrados, em 1798, o Parque da Luz foi inaugurado como Jardim Botânico. Depois de reformado, foi inaugurado em 1825 como o primeiro jardim público da cidade.

 

ESTAÇÃO DA LUZ

DESCRIÇÃO: Foi construída no fim do século XIX com o objetivo de ser a sede da recém-criada Companhia São Paulo Railway. Nas primeiras décadas do século XX, foi a principal porta de entrada da cidade, mas sua maior importância era econômica: por ali passava o café em direção a Santos e chegavam os produtos importados que abasteciam a cidade.

 

PINACOTECA DO ESTADO DE SÃO PAULO

DESCRIÇÃO: Uma das jóias de São Paulo, é simplesmente o museu de arte mais antigo da cidade, possuindo mais de 100 anos de existência. Possui um acervo superior a 8 mil obras.

 

MUSEU DE ARTE SACRA DE SÃO PAULO

DESCRIÇÃO: O Museu de Arte Sacra de São Paulo foi idealizado em 1969 a partir de uma parceria entre Governo do Estado e a Mitra Arquidiocesana de São Paulo. Suas obras foram recolhidas desde 1907.

 

MOSTEIRO DA LUZ

DESCRIÇÃO: Fundado em 02 de fevereiro de 1774, por Frei Galvão, o Mosteiro da Luz é mantido e administrado pelas Monjas Concepcionistas Franciscanas da Ordem da Imaculada Conceição, uma de suas principais tarefas é a confecção das pílulas de Frei Galvão. Um dos mais antigos e bem conservados edifícios coloniais da cidade de São Paulo.

 

No complexo do Mosteiro da Luz encontra-se:

Convento das Irmãs Concepcionistas (Claustro), Tumulo de Frei Galvão, Distribuição de Pílulas de Frei Galvão aos fieis na Tradicional Roda, Loja de artigos religiosos. Tradicional Barraca das Irmãs (Pães, Doces e Salgados confeccionados pelas irmãs do Mosteiro da Luz), Convento das Irmãs Concepcionistas (claustro).

Visando desvendar os segredos e mistérios que estão escondidos na região da Luz, a AOJESP traz para você um city tour a pé pelo região da luz, que vinculará os aspectos históricos e arquitetônicos em agradável passeio pelos principais pontos turísticos da região.

 


   






| SOBRE A AOJESP

AOJESP - Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo

Filiada à FOJEBRA - Federação das Entidades Representativas dos

Oficiais de Justiça Estaduais do Brasil

| VENHA NOS CONHECER

Rua Tabatinguera, 140, Conj 07 Centro . São Paulo - SP

Telefone: (11) 3585-7800

E-mail: aojesp@aojesp.org.br

Textos e Fotos: João Paulo Rodrigues's e Luiz Felipe Di Iorio - © AOJESP - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento: Thiago Diorio