Sem categoria

AOJESP se reúne com a Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças do TJSP

O diretor da Associação dos Oficiais de Justiça do Estado de São Paulo (AOJESP), Emerson Luiz Ferreira Franco, esteve reunido nesta quinta-feira (16/05) com a Comissão de Orçamento, Planejamento e Finanças do Tribunal de Justiça de São Paulo, composta pelo Des. Luís Francisco Aguilar Cortez; Des. Marcelo Fortes Barbosa Filho; Dra. Camila de Jesus Mello Gonçalves; Dra. Tatiana Magosso; Dr. Regis de Castilho Barbosa Filho; Secretária de Gestão de Pessoas, Patrícia Maria Landi da Silva Bastos; e Secretaria de Orçamento e Finanças, Elisa Mitsiko Matsuse.

Logo no início da reunião, o diretor da AOJESP argumentou sobre a possibilidade de um novo concurso para Oficiais de Justiça, tendo em vista a diminuição do quadro funcional de ativos em diversas comarcas do Estado principalmente fomentada especialmente pela Reforma da Previdência. De acordo com a Dra. Tatiana Magosso, “o TJ está passando por uma crise muito peculiar e que não nos possibilita de estabelecer uma previsão de um novo concurso para o cargo de Oficial de Justiça”, porém ressaltou que a o TJ reconhece a necessidade e que a reivindicação da AOJESP está sendo estudada.

/aojesp/admin/noticias/883/NPWL4018.JPG

Emerson Luiz Ferreira Franco (diretor da AOJESP) dialoga com a Dra. Tatiana Magosso sobre a necessidade de novo concurso para Oficial de Justiça 

Em seguida, o desembargador Aguilar Cortez, apesar de manifestar que considera justos os pleitos dos servidores, informou aos participantes que não há nenhuma possibilidade de atender as reivindicações prioritárias da categoria pelo fato do orçamento já estar comprometido. “Com os cortes no orçamento, com a queda da arrecadação do Estado e a com base na atual crise econômica, precisamos analisar no que será possível atendê-los dentro da nossa atual realidade”, disse o magistrado. Logo em seguida, os dirigentes das entidades cobraram mais transparência e mais objetividade nas negociações junto à presidência do TJSP.

/aojesp/admin/noticias/883/IMG_5662.JPG

O Des. Aguilar Cortez disse que considera os pleitos justos, porém não vê possibilidade de reposição total imediata neste momento 

Após algumas horas de debates e reivindicações, o Des. Aguilar Cortez informou que no momento só seria possível “levar uma proposta mais realista ao presidente do TJSP”.

As entidades decidiram apresentar a proposta de quitação das perdas inflacionárias passadas acumuladas de 12,4% para que o TJSP pague parceladamente em três (03) vezes, junto com a data base. Proposta essa que a Comissão ficou de encaminhar para análise da presidência. Essa é exatamente a proposta formulada pelo contador José Carlos e defendida pela AOJESP, em conjunto com a AECOESP, que constava da Pauta Objetiva apresentada na Assembleia Geral da praça, mas acabou sendo vencida pela proposta de valor integral e Pauta Extensa proposta pelas demais entidades. O ato de rever as posições deve ser comemorado. Pena que para esse ano foi um pouco tarde, porque nessa Comissão se discute o Orçamento a ser realizado no próximo ano. “Acreditamos ser esse um avanço para que os servidores possam contar com um cenário mais realista de negociação, sem  ilusões. O servidor quer resultado efetivo; ele não vive de ilusão. Precisamos que os resultados alcancem a família do servidor, a casa dele. Temos que ter essa responsabilidade.”, comentou o presidente da AOJESP Mário Medeiros Neto. 

Antes da reunião com a Comissão do Tribunal de Justiça, ocorreu a reunião preperatória entre as entidades, em que participaram pela AOJESP além do Diretor Emerson Luiz Franco, a Vice-Presidente Magali Marinho Pereira, o Diretor Financeiro Cássio Ramalho do Prado e o Presidente Mário Medeiros Neto.

Luiz Felipe Di Iorio Monte Bastos

Jornalista (MTB nº 46.736-SP) graduado pela Universidade Católica de Santos -UniSantos- e pós graduado no nível de especialização pela Fundação Cásper Líbero.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo